ISA apresenta povos indígenas para jovens e crianças em novo livro

Baseado no site Povos Indígenas no Brasil Mirim, publicação visa despertar o interesse de crianças e adolescentes pelos modos de vida e direitos dos povos indígenas.  O lançamento acontece em 30 de janeiro, em São Paulo (SP)

Há mais de 20 anos, o Instituto Socioambiental (ISA) trabalha com o tema povos indígenas e já produziu inúmeras publicações e sites de referência sobre o assunto para pesquisadores. Mas e as crianças? Para despertar o respeito desse público pela diversidade de culturas indígenas que existem no País, o ISA lança nessa volta às aulas, em São Paulo (SP), o livro Povos Indígenas no Brasil Mirim.

O lançamento acontece no sábado, 30/1, a partir das 15h, na Livraria da Vila da Alameda Lorena, em São Paulo (SP), e contará com uma atividade especial para as crianças: uma contação de histórias a partir de mitos indígenas, como o da Mulher-Estrela que ensinou a agricultura aos Krahô, do Tocantins. O espetáculo é da Cia. À Margem da Memória e apresenta uma marionete inspirada no povo Krahô.

A publicação traz informações detalhadas sobre alguns dos 246 povos indígenas que vivem atualmente no Brasil: uma população de quase 900 mil pessoas, que fala mais de 150 línguas diferentes. Além de textos em linguagem acessível, o livro conta com ilustrações e fotografias de diferentes povos indígenas – construindo um painel da sociodiversidade indígena brasileira e rompendo com a ideia de que “todos os índios são iguais”.

Dividido em quatro capítulos – Quem são, Onde estão, Como vivem e Antes de Cabral –, o livro é uma versão impressa do site Povos Indígenas no Brasil Mirim , que existe desde 2009 e já alcançou mais de 1,3 milhão de visitantes. No site, pioneiro nessa temática, o público infanto-juvenil encontra ainda vídeos e jogos digitais.

Tanto o livro quanto o site foram inspirados pela interação com crianças, jovens e educadores que acessavam a Enciclopédia Povos Indígenas no Brasil e pediam materiais específicos, que pudessem ser levados para as salas de aula. A adaptação para o formato livro, assim, democratiza o acesso a temas da história e cultura dos povos indígenas e oferece instrumentos para que eles estejam cada vez mais presentes nos currículos escolares – como determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

O livro estará à venda na loja online do ISA a partir do dia 30/1 e também durante o evento de lançamento na Livraria da Vila. Acesse o kit de imprensa de divulgação do livro.

Lançamento do livro Povos Indígenas no Brasil Mirim

Quando | 30/1, sábado, a partir das 15h

Onde | Livraria da Vila, Alameda Lorena, n. 1731

Por: Tatiane Klein
Fonte: ISA

Deixe um comentário