Programa de energia renovável avança no Acre

Fundação de Tecnologia do Acre já possui projetos inscritos para o programa, e agora precisa buscar financiamentos

A Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) desenvolve diversos programas no estado, desde o CVT Bambu e o desenvolvimento de tecnologia de ramais, até o laboratório de produtos naturais. Mas o programa Energias Renováveis, se destaca sendo considerado uma das prioridades do Acre.

Segundo o diretor-presidente da Funtac, Abib de Araújo, a instituição já possui projetos inscritos para o programa, e agora precisa buscar financiamentos para sua execução, com o objetivo de produzir energia oriunda de biomassa. “E essa biomassa pode vir de vários produtos, como, por exemplo, do bambu, que hoje é uma prioridade no estado, o qual pode ser um produtor de energia que, no futuro, pode dar resultados interessantes”, exemplificou o presidente.

O governador do Acre, Tião Viana destacou que a Funtac tem todo o apoio do governo para avançar na demanda. “Nós temos que trabalhar alternativas de produção de energia. Vamos trabalhar a questão da energia renovável, que é nosso futuro”, afirmou Tião Viana.

Potencial de energia eólica no Acre

Araújo contou que será feito um diagnóstico sobre o potencial eólico do Acre, o qual será importante para identificar se existem locais no estado que possam gerar energia proveniente dos ventos.

“Há estados no nordeste e no sul que já fazem isso. Há uma série de outros projetos dentro dessa temática relacionada à energia renovável, as quais queremos desenvolver na Funtac”, pontuou Araújo.

Fonte: Portal Amazônia

Deixe um comentário