Encontro reúne secretários para discutir desmatamento e queimadas no Amazonas

A reunião é promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e ocorre até as 17h, dessa quarta-feira (17), na reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na Zona Centro-Sul

Secretários municipais do Meio Ambiente do Amazonas estão reunidos nessa quarta-feira (17), em Manaus, para discutir sobre o desmatamento, queimadas e Cadastro Ambiental Rural (CAR). O encontro é promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e ocorre até as 17h, na reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na Zona Centro-Sul.

De acordo com o titular da Sema, Antonio Stroski, os secretários vieram fazer um treinamento sobre o Sistema de Convênios (Siconv), ferramenta pela qual os municípios se habilitam para ter acesso a recursos do governo federal nas diversas áreas. E os órgãos de proteção ambiental aproveitaram para evidentemente falar sobre desmatamento, queimadas e CAR.

“Precisamos discutir esses temas para podermos fazer o controle ambiental, pois o Estado sozinho tem dificuldade em razão de sua grande dimensão. Além disso, estamos enfrentando uma situação muito atípica por causa do efeito do El Niño, com registros de estiagem e baixa pluviosidade (chuva). É preciso que nos preparemos para conter esses processos tanto de desmatamento quanto de queimadas”, destacou.

Além de Antonio Stroski, o evento conta ainda com a presença da diretora-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Ana Aleixo, o secretário de Estado de Produção Rural (Sepror), Sidney Leite, o secretário executivo da Defesa Civil do Amazonas, Fernando Pires Júnior e o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Amazonas, Fernando Sérgio Luz. Ao todo, representantes de 44 municípios participam do encontro.

Por: Silane Souza
Fonte: A Crítica

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*