Crise política provoca “turbulência” e Superintendente do Incra de Santarém é exonerado

Claudinei Chalito assumiu o Incra em setembro do ano passado, por indicação do PT

Motivado pela crise política em todo o Brasil, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) trocou novamente de superintendente em Santarém. Desta vez, Claudinei Chalito da Silva, indicado pelo PT, foi exonerado do cargo da Superintendência do Incra em Santarém e dará lugar a Adaias Cardoso Gonçalves, indicado pelo PTN, via deputado federal Chapadinha (PTN).

A troca na Superintendência do Incra em Santarém foi confirmada, por meio de publicação da portaria 126, seção 2, página 40, do Diário Oficial da União, que exonera Claudinei Chalito e Nomeia Adaias Gonçalves. Ato assinado pela presidente do Incra, Maria Lúcia Falcón.

Claudinei Chalito da Silva assumiu o cargo no dia 15 de setembro do ano passado, após o então superintendente Luiz Bacelar Guerreiro Junior ter sido preso pela Polícia Federal, na manhã do dia 24 de agosto de 2015, durante a operação “Madeira Limpa”. Bacelar foi exonerado do cargo no dia 26 de agosto de 2015, após ter sido preso acusado de participar de uma quadrilha que praticava o comércio ilegal de madeira no Pará, Amazonas e Santa Catarina. Veja a Portaria abaixo:

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), Bacelar permitia que empresários do ramo da madeira explorassem ilegalmente assentamentos da região. “Não só dos assentamentos, mas das unidades de conservação que rodeiam esses assentamentos utilizando, inclusive, a mão de obra desses assentados, ao mesmo tempo em que impedia que os benefícios que deveriam ser destinados, e que são direitos dos assentados, não acontecessem. Obstava de uma forma dolosa que esses benefícios chegassem até os assentamentos deixando as comunidades absolutamente rendidas a uma situação de completo abandono”, afirmou a procuradora da República, Fabiana Schneider.

O novo superintende do Incra, o engenheiro agrônomo Adaias Gonçalves, trabalhou na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santarém e ultimamente estava prestando serviços à Prefeitura de Mojuí dos Campos. A posse de Adaias deve acontecer ainda nesta semana.

Fonte: O Impacto

Deixe um comentário