Iniciativa cria selo que conecta empresas e povos da floresta

modelo_origens
Página apresenta informações do território e dos produtores

Já pensou se pudesse aproveitar os produtos da Amazônia com garantia de que foram produzidos pelos povos originários, sem trabalho escravo e com garantia de origem? Foi exatamente essa ideia que mobilizou a criação do selo Origens Brasil lançado na última sexta-feira em evento em São Paulo. O selo precisou de muita mobilização pra existir. Idealizados por duas organizações sociais a partir de demandas dos produtores tradicionais da Amazônia o processo contou com a participação de diversas empresas, voluntários das áreas de informática e publicidade e suporte de fundações. Como resultado cada produto tem um código e cada código a história do território e de quem produziu.

Assegurar as origens dos produtos e dar transparência às cadeias de produtos da floresta, o selo Origens Brasil também irá ajudar o consumidor a identificar empresas que valorizam e respeitam o meio ambiente.

Pra inaugurar foi escolhido inaugurar o Território do Xingu. A área funciona como um paredão contra o desmatamento da Amazônia, garantindo a conservação das áreas protegidas e terras indígenas que ficam dentro da área.

logo_origens_brasil_copy

Rastreando

Ao compra um pão Grão Sabor que tem castanha do Pará como ingrediente, por exemplo, é possível descobrir que sua origem é a Reserva Extrativista Riozinho do Anfrísio, localizada no sudoeste do Pará na região da Terra do Meio e que muito provavelmente passou pelas mãos de Raimundo Ferreira da Silva, 31 anos, que é um dos extrativistas da região.

A logomarca do selo acompanha um Quick Response Code que disponibiliza informações sobre os produtores, a matéria-prima, biodiversidade e cultura dos povos do território de origem. E pra funcionar de forma horizontal todos passaram por treinamento desde 2014, tanto as populações do Xingu quanto as instituições de apoio. A ferramenta foi concebida para ser colaborativa e garantir que todos operem a plataforma.

Fonte: Amazônia.org
Com informações do ISA

Deixe um comentário

Um comentário em “Iniciativa cria selo que conecta empresas e povos da floresta

  • 4 de abril de 2016 em 7:49
    Permalink

    Esta é realmente uma grande inciativa, porque saber que os produtos que estou comprando foram produzidos sem degradação ao meio ambiente, no meu caso, já é um diferencial entre outros produtos e com certeza eu vou priorizar este tipo de alimento.
    Muito boa matéria!
    Abraços,
    Alexandre.

Os comentários estão desativados.