Operação do Ibama em RR aplica mais de R$ 3,4 milhões em multas

‘Operação Massaranduba’ combate o desmatamento ilegal no Sul de RR. Conforme dados do Ibama, 1.050 m³ de madeira ilegal foram apreendidos.

O Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) divulgou os resultados da ‘Operação Massaranduba’ iniciada no mês de janeiro para combater o desmatamento ilegal na região Sul de Roraima. Conforme os dados do Ibama, até o momento, mais de R$ 3,4 milhões já foram aplicados em multas.

Ainda de acordo com o órgão, cerca de 1.050 m³ de madeira retirada ilegalmente foram apreendidos durante as ações. Além disso, foram apreendidos dois caminhões, uma carreta e nove motoserras utilizados para a extração de madeira. Ao todo, 29 pessoas já foram autuadas por transporte ilegal de madeira e desmatamento.

Durante a fiscalização, mais de 520 hectares de terra onde ocorria desmatamento foram embargados, ou seja, as áreas foram fechadas e não poderão mais ser usadas para a extração de madeira.

Todo o material apreendido durante a ação será entregue ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no Parque Nacional do Viruá. Não há data para o término da operação.

A ‘Operação Massaranduba’ recebeu este nome em referência à madeira mais comercializada ilegalmente no Sul do estado, a Maçaranduba.

Fonte: G1

Deixe um comentário