ONU lança campanha “Árvores pela Terra” para celebrar acordo do clima

Líderes mundiais assinam em 22 de abril o Acordo de Paris, mesma data em que é comemorado o Dia da Terra; Pnuma sugere que as pessoas plantem ou abracem uma árvore; outra opção é tirar uma foto da árvore preferida.

O Programa da ONU para o Meio Ambiente está em contagem regressiva para a assinatura do Acordo de Paris sobre a Mudança Climática. O documento será assinado oficialmente pelos líderes mundiais em 22 de abril, que é o Dia Internacional da Terra.

Por isso, o Pnuma lança a campanha “Árvores pela Terra” e qualquer um pode participar da iniciativa. A agência está pedindo que as pessoas façam pelo menos uma entre as seguintes opções: plantar uma árvore, abraçar uma árvore ou tirar uma foto de sua árvore favorita.

7 Bilhões

As imagens das ações podem ser postadas no Facebook ou no Twitter, usando as hashtags #ParisAgreement, #Trees4Earth e #EarthDay2016.

Neste ano, o Dia da Terra promove uma meta: que exista uma árvore para cada habitante do planeta até 2020. Com a campanha, o Pnuma quer mobilizar os 7 bilhões de habitantes do planeta a plantarem uma árvore, para que a meta seja alcançada o quanto antes.

Funções

A agência da ONU explica a ligação entre o Acordo de Paris e as árvores: as florestas são aliadas no combate à mudança climática e na restauração do balanço ecológico do planeta.

As florestas também são cruciais para absorver carbono, limpar o ar, manter o fluxo dos rios e estabilizar os solos. As árvores também ajudam a reciclar nutrientes para a agricultura e servem de habitat para várias espécies de animais.

Meta

A secretária-executiva da Convenção da ONU sobre Mudança Climática, Christiana Figueres, afirmou que “plantar, abraçar ou fotografar uma árvore vai marcar a assinatura do Acordo de Paris e uma forma de expressar solidariedade, amor e esperança”.

O acordo, que passa a valer em 2020, prevê que os países implementem ações para conter a emissão de gases que causam o efeito estufa e assim, evitar o aumento da temperatura média do planeta. (Rádio ONU/ #Envolverde)

Por: Leda Letra
Fonte: Rádio ONU.

Deixe um comentário

5 comentários em “ONU lança campanha “Árvores pela Terra” para celebrar acordo do clima

  • 28 de março de 2017 em 14:15
    Permalink

    Excelente campanha lançada pela Onu precisamos de muitas árvores pelo mundo.

  • 22 de janeiro de 2017 em 9:51
    Permalink

    Gostaria de parabenizar a Onu pelo lançamento desta maravilhosa campanha, precisamos preservar as nossas florestas urgentemente.

  • 15 de novembro de 2016 em 14:49
    Permalink

    Excelente campanha, chega de desmatamento, temos que manter nossas arvores e florestas muito preservadas.

  • 14 de novembro de 2016 em 14:14
    Permalink

    Está campnha Árvores Pela Terra com certeza vai contribuir muito com as florestas, não podemos permitir mais desmatamento de árvores em pleno século 21. Temos de viver em harmonia com a natureza.

  • 10 de abril de 2016 em 20:07
    Permalink

    Até que enfim um pronunciamento acertado por parte da ONU com relação a essa problemática. Estamos vendo a cada dia como estamos perdendo milhões de arvores em todo o mundo. Uma ação, mesmo que pequena, pode fazer toda a diferencia!

Os comentários estão desativados.