Semana dos povos indígenas debate a discriminação nas universidades

Organizadores querem destacar dificuldades enfrentadas pelos índios.  Programação será realizada de 12 a 15 de abril nos campus da Ufopa.

Inicia nesta terça-feira (12) a Semana dos Povos Indígenas na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). O evento, que segue até sexta-feira (15) no Campus Tapajós, traz o tema “Diversidade Indígena na Ufopa: todos contra o racismo”. O objetivo é promover discussões sobre a diversidade cultural dos povos indígenas e a discriminação sofrida pelos estudantes indígenas dentro das Universidades brasileiras.

Segundo as estudantes, Auricélia Arapiun, do curso de Direito, e Tainara Munduruku, do curso de Gestão Pública da Ufopa, o evento terá um diferencial, pois reunirá os estudantes indígenas da Ufopa, pertencentes às 17 etnias que vivem nas regiões da Calha Norte, do alto, médio e baixo Tapajós.

Nesta terça-feira ocorrerá uma audiência pública com o tema “Racismo Institucional na Universidade”. Dentre as instituições que farão parte da reunião estão: Ministérios Públicos Federal (MPF) e Estadual (MPE); Ouvidoria, Comissão de Ética e Diretoria de Ações Afirmativas da Ufopa; Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).

A programação do evento envolverá rituais, audiências, roda de conversas, oficinas de pintura, artesanato e culinária, além de mesas redondas e apresentações culturais. (Confira a programação completa)

Serviço

O que? Semana dos Povos Indígenas

Quando? 12 a 15 de abril

Onde? Unidades Tapajós e Rondon na Ufopa e praças da cidade

Fonte: G1

Deixe um comentário