Semana dos Povos Indígenas na Ufopa combate racismo institucional

Estão abertas até o dia 11 de abril as inscrições para a Semana dos Povos Indígenas da Ufopa 2016. Com o tema “Diversidade Indígena na Ufopa: todos contra o racismo”, os participantes da Semana irão discutir a discriminação que os estudantes indígenas de todo o país vêm sofrendo dentro das universidades brasileiras. Na Ufopa, a Semana ocorrerá entre os dias 12 e 15, e pela manhã, um ritual indígena será realizado na Praça Rodrigues dos Santos, marcando a abertura do evento.

Este ano, de acordo com as estudantes Auricélia Arapiun, do curso de Direito, e Tainara Munduruku, do curso de Gestão Pública, ambos da Ufopa, a Semana será diferente, pois reunirá os estudantes indígenas da Ufopa, pertencentes às 17 etnias que vivem nas regiões da Calha Norte, do alto, médio e baixo Tapajós. “Cada etnia deverá participar e trazer para Santarém a sua cultura como forma de combater o racismo institucional”, explicam as estudantes, lembrando do caso recente em que um estudante indígena do Rio Grande do Sul foi espancado, vítima de discriminação.

Ainda no dia 12, também será realizada uma audiência pública com o tema homônimo à Semana. Dentre as instituições que farão parte da reunião estão: Ministério Público Federal (MPF) e Estadual (MPE); Ouvidoria, Comissão de Ética e Diretoria de Ações Afirmativas da Ufopa; Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).

Encontro Nacional

Já no dia 13, será lançado o IV Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas (ENEI), que ocorrerá na Ufopa entre os dias 22 e 25 de novembro deste ano. Como o evento reúne os estudantes indígenas de todo o país, e a previsão é que a Ufopa receberá mais de 500 estudantes indígenas.

Inscrição – Os interessados em participar da Semana dos Povos Indígenas 2016 podem fazer inscrição no valor de R$5,00, nos seguintes locais: Unidade Amazônia – salas 121, 212, e no 3º Piso, próximo ao PEPCA; na Unidade Rondon – Patifão; e na Unidade Tapajós, próximo à lanchonete do Bloco de Salas Especiais.

Por: Talita Baena
Fonte: Ufopa

Deixe um comentário