Blairo Maggi (PP), ministro da Agricultura do governo Temer

Senador mudou do PR para o PP para assumir Agricultura. Político já foi alvo de críticas por desmatamento da Amazônia.

Blairo Maggi (PP-MT), que comandará o ministério da Agricultura, em foto de 2013
Blairo Maggi (PP-MT), que comandará o ministério da Agricultura, em foto de 2013

Escolhido para assumir o Ministério da Agricultura, o senador Blairo Maggi, conhecido como “rei da soja”, já foi governador de Mato Grosso por duas gestões. Recém-filiado ao PP para poder assumir o cargo, ele nasceu em 1956, em Torres (RS), mas foi no estado do Centro-Oeste que ficou conhecido nacional e internacionalmente.

Formado em agronomia na Universidade Federal do Paraná, ele decidiu seguir os passos do pai, pequeno agricultor, investindo no cultivo da soja em áreas inexploradas, o que o levou a Mato Grosso.

Em alguns anos, o Grupo Amaggi, de sua propriedade, se tornou um dos principais exportadores de soja do país. Maggi também já foi considerado o maior produtor individual de soja do mundo.

Iniciou a carreira política ao se tornar suplente pelo PP do senador Jonas Pinheiro, eleito por Mato Grosso, em 1994. Já filiado ao PPS, concorreu ao governo do estado em 2002 e venceu no 1º turno, com 50,6% dos votos. Foi reeleito em 2006, também no 1º turno, com uma margem ainda maior: 65,4% dos votos.

Após a eleição, foi desfiliado do PPS por ter declarado apoio à candidatura do presidente Lula, enquanto o partido foi favorável ao candidato tucano Geraldo Alckmin.

Já no PR, foi eleito senador em 2010, com 37,08% dos votos válidos.

Decidiu deixar o PR e ingressar no PP após ser convidado a assumir a pasta da Agricultura no governo Temer na cota do partido poucos dias antes da votação do impeachment no Senado.

No começo do ano, ele chegou a dizer que estava se filiando ao PMDB, de Michel Temer, mas desistiu meses depois em razão de “mudanças no cenário político”.

Na terça (10), o STF arquivou um inquérito que o investigava por lavagem de dinheiro e corrupção na Operação Ararath.

Desmatamento

O prestígio no agronegócio fez com que Maggi fosse considerado pela revista ‘Forbes’ uma das pessoas mais influentes do mundo. Mas fez também com que virasse alvo de críticas de várias entidades ambientais. Em 2005, a ONG Greenpeace o contemplou com o prêmio ‘Motosserra de Ouro’.

No mesmo ano, o inglês ‘Independent’ publicou uma reportagem de capa sobre o “estupro da Amazônia”, dizendo que Maggi era “o homem por trás” do desmatamento na região. “Um fazendeiro milionário e um político sem compromissos que preside o boom da produção de soja brasileira”, afirmou o jornal.

Em 2013, mesmo após forte resistência de parlamentares ligados ao movimento ambientalista, ele assumiu a presidência da Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle do Senado.

Apesar das críticas, Maggi tem dito que o grupo Amaggi firmou importantes compromissos de sustentabilidade e aumentou a participação em iniciativas socioambientais na última década e que, enquanto esteve no governo, conseguiu reduzir índices de desmatamento em Mato Grosso, além de ter contribuído com o Código Florestal.

Casado, Blairo Maggi tem três filhos e uma neta. Seu patrimônio declarado à Justiça Eleitoral gira em R$ 152,5 milhões.

Fonte: G1

Deixe um comentário

Um comentário em “Blairo Maggi (PP), ministro da Agricultura do governo Temer

  • 30 de agosto de 2016 em 19:55
    Permalink

    Exmo. Ministro da Agricultura Dr. Blairo Maggi e Assessores Em 30/08/16

    Investimento Logístico para atrair mais de U$80 Bilhões dos Chineses durante o “G 20.

    Se algum dos seus assessores entender que “nossa Hidrovia do Madeira está pronta. Só falta a China “Dragá-la p/ ter um acesso ao Atlântico mais funcional que pelo Canal da Nicarágua ou Panamá na logística do seu Comércio na AL.

    “Se os Chineses usarem esse Corredor Interoceânico do “Mapa abaixo que posso enviar p email, mostrar-se-ão mais sábios que os Americanos de quando fizeram o Canal do Panamá em 1913 para a geopolítica dos EUA no Oeste da América Latina.

    Se os Srs. falarem dessa Logística durante o G 20: Atrairão empresas da China que querem investir até U$1 Trilhão na Concorrência c/ os EUA na AL. Se lhes propiciarmos esse acesso ao Atlântico eles se interessarão e farão a grande Dragagem Rentável e Séria do Rio Madeira.

    Assim o nosso “Porto Velho que foi contruido pelo Chinêz Zeng He em 1425 voltará a ser um Grande Entreposto Internacional c/ Atracação p/ navios de vários países.

    Para facilitar: A China quer usar seu Now Hall na Ferrovia Interoceânica assinada em 2015. A China (repito) está provando que entende tanto de Geopolíca quanto os EUA quando fizeram o Canal do Panamá em 1913.

    Detalhes: Fv ligar p/ mim a qualquer hora.

    Att.
    José Carlos Ribeiro
    Logística Portuária
    55 22 99842-9563

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.