BR-319: prós e contras a rodovia

Ativista social diz que abrir a estrada não significará melhoria na estrutura logística; outros debatedores discordam

O debate promovido pelo Movimento Educar para a Cidadania, no auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua) abordou os prós e contras da reabertura da BR-319, rodovia federal que interliga Manaus a Porto Velho e, por consequência, as demais regiões do País.

Inaugurada no início dos anos de 1970, a rodovia funcionou até meados da década de 1980 quando ficou intransitável por falta de manutenção. Em 2005, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a recuperação da BR-319. Os serviços avançaram até o quilômetro 250, e do quilômetro 655 ao 877, final da pista. As obras no trecho central, contudo, encontram-se paralisadas desde 2009 por conta de pendências ambientais.

Para o coordenador do debate na Adua, o médico e ativista social Mena Barreto Segadilha, a reabertura da rodovia vai encancarar as portas dessa porção da Amazônia ao desmatamento, à degradação ambiental, à grilagem de terras, e não significará melhoria na estrutura logística do Estado porque a pista, dadas as condições geográficas da região e a composição do solo, dentre outros fatores não supor-tará transporte de grande porte.

“Primeiro virá o madeireiro, depois a pata do boi, depois a soja. A gente está vendo isso na rodovia Cuibá-Santarém. Não existe nesse tipo de empreendimento rodoviário em condições de mitigar os impactos. Tecnicamente pode existir, mas para funcionar é um gasto enorme. O Estado não vai ter condições de viabilizar o controle, fiscalização e monitoramento. A hidro-via é uma das saídas mais importantes. Temos rios viáveis o ano inteiro. O intermodal ferro-via/hidrovia pode ser aprofundado. A rodovia é inviável”, afirmou Mena Barreto.

Na avaliação do professor do departamento de geografia da Ufam, Ricardo Nogueira, a reabertura da BR-319 pode trazer vantagens à população do Amazonas. “O que tem de bom é a redução substancial do tempo de circulação de pessoas e mercadorias na ligação da Amazônia Ocidental com ao restante do Brasil, ftxlemos ter muitas vantangens decorrente disso (…) A minha preocupação é muito pequena com relação ao desmatamento, a invasão da soja. Há uma tendência de criar uma série de unidades de conservação ao longp da rodovia para impedir essa forma de utilização da floresta para exploração comercial de madeira”, disse.

» Dnit atua na 319 com manutenção

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) retomou os serviços de manutenção da BR-319 entre os quilômetros 250 e 655. Dentre os procedimentos permitidos estão a retirada de atoleiros, reforma de pontes de madeira, substituições de bueiros, limpeza lateral e execução de revestimento primário da pista. Esse trabalho só foi autorizado porque no dia 4 de abril o Ibama assinou as licenças de instalação das obras de manutenção no trecho central da rodovia que liga Manaus a Porto Velho. Ainda não há liberação dos serviços de conclusão da estrada que depende de novos estudos ambientais.

Fonte: A Crítica

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3 comentários em “BR-319: prós e contras a rodovia

  • 29 de setembro de 2016 em 16:11
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    Não se trata de vantagens e desvantagens, mas sim do compromisso do governo com o desenvolvimento econômico e social de Manaus e de toda a região norte do pais. Ao contrário do que se diz a BR 319 também será uma ferramenta importante na fiscalização do Ibama e PF, na fiscalização do desmatamento, tráfico de drogas, armas e bio-diversidade.

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  • 29 de setembro de 2016 em 16:23
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    Com certeza as vantagens do asfaltamento da BR 319 são inúmeras, inclusive na medida em que facilitará e agilizará a fiscalização do desmatamento na região. Essa fiscalização já conta inclusive com o apoio do Exército que sugeriu a implantação de um Batalhão na parte central da BR. São inúmeras as vantagens do asfaltamento da BR e já foram citadas várias vezes por parlamentares do Estado do Amazonas, Rondônia, Roraima e do Congresso Nacional, além de representantes do empresariado do Amazonas, Rondônia e Acre.

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  • 29 de setembro de 2016 em 16:27
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    Não se trata de vantagens e desvantagens, mas sim do compromisso do governo com o desenvolvimento econômico e social de Manaus e de toda a região norte do pais. Ao contrário do que se diz a BR 319 também será uma ferramenta importante na fiscalização do Ibama e PF, na fiscalização do desmatamento, tráfico de drogas, armas e bio-diversidade.
    Com certeza as vantagens do asfaltamento da BR 319 são inúmeras, inclusive na medida em que facilitará e agilizará a fiscalização do desmatamento na região. Essa fiscalização já conta inclusive com o apoio do Exército que sugeriu a implantação de um Batalhão na parte central da BR. São inúmeras as vantagens do asfaltamento da BR e já foram citadas várias vezes por parlamentares do Estado do Amazonas, Rondônia, Roraima e do Congresso Nacional, além de representantes do empresariado do Amazonas, Rondônia e Acre.

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