Café na Amazônia é tema de livro lançado pela Embrapa Rondônia

Os que tiverem interesse na cafeicultura da Região Norte do País, podem agora ter acesso gratuito ao livro ‘Café na Amazônia’, editado e lançado pela Embrapa Rondônia. A obra está disponível no Portal da Embrapa, na sessão Publicações e pode ser baixada em qualquer dispositivo no formato PDF por meio de computadores, notebooks, tablets e smartphones. Os que preferirem folhear e tê-lo na estante para consulta, o livro impresso também estará disponível para venda na Livraria Embrapa (www.embrapa.br/livraria).

Para um dos editores técnicos da obra e chefe-geral da Embrapa Rondônia, Alaerto Marcolan, com o lançamento desse livro a empresa está colaborando com a produção técnico-científica e difusão do conhecimento. “É fundamental que pesquisadores de uma empresa pública atuem com responsabilidade na produção científica compromissados com a divulgação ampla do conhecimento gerado. Queremos que as informações do livro sejam realmente utilizadas pelos diversos segmentos que atuam na cafeicultara, pois essa obra reúne práticas e informações qualificadas e úteis para os técnicos e produtores de café”.

O livro pode ser considerado “Bíblia do café na Amazônia”, por reunir e atualizar todo o conhecimento gerado pela Embrapa Rondônia em seus 41 anos de atuação no estado. A obra, em seus 21 capítulos escritos por 54 autores, contém informações necessárias para todos que pretendem cultivar café na Região Amazônica. Orienta as tomadas de decisão do agricultor, em sua plantação; agentes financeiros responsáveis pelo financiamento da produção; estudantes em sua formação; extensionistas, na aplicação das técnicas indicadas. Enfim, uma obra completa e útil para o desenvolvimento e fortalecimento da cafeicultura na Amazônia, garantindo a sustentabilidade do setor cafeeiro frente às demais regiões produtoras, em um cenário econômico que exige, cada vez mais, a profissionalização do setor e eficiência na utilização de recursos ambientais, econômicos e humanos.

A Embrapa Rondônia, desde a sua criação em 1975, está envolvida, entre outros, com o cultivo do café na Amazônia e tem participado ativamente das iniciativas que promovem a cafeicultura regional. Tem atualmente um significativo banco de germoplasma que permitiu o lançamento da primeira cultivar de café desenvolvida para a região, a BRS Ouro Preto, e de outras que serão lançadas e disponibilizadas brevemente. Atua também em outras regiões nos estados do Amazonas, Acre, Mato Grosso e em todo o Estado de Rondônia. Possui uma equipe qualificada de doutores e mestres trabalhando na criação, adaptação e transferência de tecnologias dos mais diferentes temas de interesse da agricultura na região.

O livro ‘Café na Amazônia’ tem a parceria da Energia Sustentável do Brasil S.A. (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, RO; e conta com o apoio do Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café.

Fonte: Embrapa

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*