Nível do Rio Machado preocupa população de Ji-Paraná

Águas estão abaixo dos 7 metros de profundidade; nível considerado crítico.Menor marca do rio foi de 6,38 metros, registrada em 2004.

O nível do Rio Machado, em Ji-Paraná, cidade na região central de Rondônia, está abaixo dos sete metros de profundidade, nível que é considerado crítico pela Agência Nacional de Águas (ANA) para o município. A marca se aproxima do menor registro já feito, quando o rio chegou ao nível de 6,38 metros em 2004, ano em que se iniciou a medição da profundidade das águas do Rio Machado.

As águas devem seguir abaixando até o fim do mês de setembro, quando se encerra o período de estiagem na região. Autoridades responsáveis pela medição do rio acreditam que o nível deve ficar abaixo dos seis metros de profundidade.

Durante o início da tarde de quinta-feira (28), a régua marcava 6,53 metros, longe dos 11,36 metros registrados em março de 2015 e mas pouco acima do recorde negativo de 2004. Mesmo acima da menor marca registrada, o número assusta os moradores.

“Como venho aqui há muitos anos, eu já vi esse rio bem mais baixo que hoje, mas ainda falta tempo para começar a chover, isso deixa a gente preocupado. Acredito que vai abaixar mais. Se continuar nessa seca até setembro deve cair bastante, fico com medo de faltar água dentro de casa”, conta o balconista João Tissei, que pesca nas águas do Rio Machado há mais de 30 anos.

Fonte: G1

Deixe um comentário