Pontos turísticos são fechados no Mato Grosso

Pontos turísticos de Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte da Capital) foram fechados devido às queimadas. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou que, por motivo de segurança, não receberão visitantes o mirante da cachoeira Véu de Noiva, Cachoeira dos Namorados/Cachoeirinha e Cidade das Pedras.

De acordo com a estimativa preliminar, foi constatado dano em aproximadamente 550 hectares da região da Mata Fria/ Véu de Noiva. Destes, 295 estão no interior do Parque Nacional. Na região do Mutuca, a área impactada pelo fogo é de aproximadamente 700 hectares, sendo 203 dentro da área de conservação.

A queimada na região do Mutuca foi identificada na manhã de terça-feira (26). No mesmo dia teve início o trabalho de combate às chamas. Contudo, por volta do meio dia, o fogo se espalhou e ultrapassou a rodovia MT-251, em direção ao Rio Coxipó do Ouro.

Durante a tarde, um novo foco na Mata Fria foi identificado e o fogo se alastrou em direção ao Véu de Noiva. As chamas alcançaram o alto do paredão, rumando em direção à Cidade de Pedras. A equipe do ICMBio de combate aos incêndios florestais conta com 30 brigadistas, cinco analistas ambientais e o apoio de voluntários do Parque Nacional. O ICMBio alerta que o fogo está controlado, porém, não extinto.

Já aos bombeiros do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) coube o atendimento ao incêndio na área de proteção ambiental (APA) nas proximidades do posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), no sentido da Capital para a Chapada dos Guimarães.

Fonte: Diário de Cuiabá

Deixe um comentário