São Félix do Xingu entrega metas do plano municipal do ABC em agosto

Comitê Gestor do ABC de São Félix se reuniu no último dia 15 para discutir próximos passos

As metas de implementação do Plano Municipal de Agricultura de Baixo Carbono de São Félix do Xingu (ABC/SFX), o primeiro plano municipal do ABC no Brasil, deverão ser finalizadas no segundo semestre deste ano.  “O documento ainda está sendo finalizado.  A TNC [The Nature Conservancy] contratou um consultor que deverá entregar esse material para ser aprovado pelo comitê na próxima reunião no dia 10 de agosto”, informou a Secretária Executiva Municipal do Plano ABC de São Félix do Xingu, Nivea Passos.

Em reunião do Comitê Gestor do ABC/SFX no último dia 15 de junho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagri) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (Semmas), em conjunto com a TNC, foi apresentado o relatório com o rascunho das metas. A reunião também discutiu o uso do Portal Ambiental Municipal (PAM), uma ferramenta para acompanhar a situação ambiental das propriedades rurais, como uma forma de divulgação das ações do Plano ABC/SFX.

Segundo Nivea Passos, ficou decido, ainda, a criação de uma comissão de captação de recursos para a manutenção do ABC/SFX. O financiamento deve acontecer a partir de um projeto que deverá ser pleiteado via Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRS), emenda parlamentar e a ajuda financeira que cada instituição participante do comitê possa aportar.

As reuniões do comitê gestor acontecerão trimestralmente e já foram definidas as datas dos próximos encontros: dia 10 de agosto, quando será apresentado o documento de metas para aprovação do comitê, e dia 9 de novembro de 2016.

Por: Talise Rocha
Fonte: Observatório ABC

Deixe um comentário