Embrapa lança mapas de solo e de aptidão agrícola para o Pará

Pesquisa revela que 86,7% das áreas já alteradas do Pará estão aptas às atividades agrícolas (Foto: Divulgação/IBAMA)
Pesquisa revela que 86,7% das áreas já alteradas do Pará estão aptas às atividades agrícolas (Foto: Divulgação/IBAMA)

A Empresa Brasileira Pesquisa Agropecuária (Embrapa) da Amazônia Oriental e a Embrapa Solos lançam na terça-feira (16) Os Mapas de Solo e de Aptidão Agrícola das Áreas Alteradas do Pará, ferramenta tecnológica que vai auxiliar no planejamento estratégico produtivo da região ao analisar e indicar áreas propícias aos diversos usos de terra e tratos culturais.

Os mapas foram elaborados com base nos dados dos projetos Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite – Prodes e TerraClass, após análise realizada pela Embrapa revelando que 86,7% das áreas já alteradas do Pará estão aptas às atividades agrícolas. O estudo oferece bases científicas para desmistificar um equívoco histórico e recorrente sobre a região, que relegava a Amazônia à condição de solo pobre e sem potencialidades produtivas.

A publicação apresenta um total de 26 mapas, sendo dois com uma visão integral do estado com os 144 municípios, para solos e para aptidão, e estes, subdivididos nas 12 regiões de integração administrativas do Pará.

A ferramenta estará disponível gratuitamente na internet e também em forma de catálogo no lançamento, às 8h30, no Auditório Condurú, na Sede da Embrapa Amazônia Oriental, em Belém.

Fonte: G1

Deixe um comentário

Um comentário em “Embrapa lança mapas de solo e de aptidão agrícola para o Pará

  • 5 de fevereiro de 2017 em 21:25
    Permalink

    BOA NOITE COMO QUE FAÇO PARA TER ACESSO OU CONSEGUIR MATERIAL SOBRE SOLOS NA REGIAO D TAILÂNDIA E E GOIANESIA DO PARÁ…ESTAMOS QUERENDO FAZER UM INVESTIMENTO NESTA REGIAO
    PARA PLANTIO DE SOJA MILHO ETC
    OBRIGADO

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*