TRE-AM estima receber mil registros de candidatura para a eleição deste ano

O prazo limite para que partidos e coligações apresentem o requerimento de registro de candidatura a prefeito e vereador termina às 19 horas do dia 15 de agosto

O juiz do Pleito em Manaus, Marcelo Vieira, avalia que mais de mil candidatos serão registrados para concorrer na eleição de outubro. De acordo com o calendário eleitoral, o prazo limite para que partidos e coligações apresentem o requerimento de registro de candidatura a prefeito e vereador termina às 19 horas do dia 15 de agosto.

“Não tenho como fazer uma estimativa, mas se fôssemos ponderar as eleições passadas (2012) seria próximo de 1.100 candidaturas. Eu não sei como é que os partidos vão deliberar em relação a isso, mas acredito que com menos recursos, menos dinheiro para dividir entre os candidatos. Isso pode ensejar numa diminuição de candidatos, onde os partidos prefiram investir mais em determinados candidatos. Isso tudo é uma incógnita para a gente”, disse o juiz, nesta segunda-feira (8).

Segundo Vieira, será publicado no dia 16 de agosto no Diário Oficial do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) um edital com o nome de todos os candidatos que entraram com o pedido de registro da candidatura. A partir desta data começa a contar o prazo de cinco dias para os pedidos de impugnação, via petição, que podem ser feitos pelo Ministério Público Eleitora, candidatos, partidos políticos e coligações.

“Esses cinco dias são corridos. Agora nós temos 28 dias para fazer o julgamento de todos os registros que foram apresentados. A legislação mudou e não podemos levar em consideração eleições passadas para equacionar o nosso trabalho, então estamos na expectativa. Todos esses registros serão julgados por mim e pelo Tribunal Regional Eleitoral, incluindo recursos. Temos até o dia 12 de setembro para julgar todos os registros”, observou.

Entre os documentos necessários para o registro da candidatura, estão: declaração atual de bens; certidões criminais fornecidas pela Justiça Federal e Justiça Estadual ou do Distrito Federal, e pelos tribunais competentes no caso de candidatos que gozem de foro especial; fotografia recente do candidato; comprovante de escolaridade; cópia de documento oficial de identificação.

Candidaturas 2016

O aplicativo Candidaturas 2016 já está disponível para download. A ferramenta permite que o eleitor tenha acesso por meio de dispositivos móveis às informações dos candidatos que irão concorrer às eleições municipais de outubro. Este ano, o App traz uma novidade: o eleitor vai poder acompanhar a prestação de contas na palma da mão.

Até esta segunda-feira, o aplicativo apontava que no Amazonas, 16 candidatos realizam o registro da candidaturas, sendo um para o cargo de prefeito e um para vice do município de Pauini, o restante para o cargo de vereador.

Número

12. 962 – É o número de candidaturas que foram registradas no País, até às 17h27 desta segunda-feira, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Deste total, 535 são candidatos ao cargo de prefeito e 12.427 concorrem a vereador.

Por: Janaína Andrade
Fonte: A Crítica

Deixe um comentário