Indígenas recebem treinamento para mesários nas eleições municipais

Integrantes da etnia Xerente foram treinados em Tocantínia. O município tem nove locais de votação, quatro em áreas indígenas.

Um total de 24 indígenas da etnia Xerente receberam treinamento para atuarem como mesários no município de Tocantínia, durante as eleições 2016. Ao todo, 76 pessoas receberam orientações na região. A ação foi realizada durante o fim de semana.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, o município de Tocantínia têm 4.620 eleitores e conta com nove locais de votação, sendo quatro deles em áreas indígenas.

De acordo com a chefe de cartório Auryany Golçalves, todos os mesários compareceram ao treinamento e tiraram suas dúvidas sobre o processo eleitoral.

“Todos demonstraram bastante conhecimento para exercer a função e assim, com certeza cumprirão o exercício de cidadania juntamente com mais de dois milhões de mesários espalhados por todo Brasil”, afirmou.

Durante o treinamento, foram abordadas questões de acessibilidade, funcionamento e treinamento manual da urna e demais instruções sobre os procedimentos a serem realizados nas seções de votação.

Fonte: G1

Deixe um comentário