Inpa oferecerá mais de 100 atividades na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

Manaus e municípios do Amazonas serão contemplados com palestras, oficinas, cursos e exposição.  A intenção é aproximar a população da ciência, além de estimular jovens e crianças a aprofundar seus conhecimentos sobre a alimentação

Com o tema “A Ciência Alimentando o Brasil”, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) deste ano focará a área alimentícia e os vários aspectos do conhecimento científico que alimentam a vida dos brasileiros de alguma forma. No Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTIC), a 13ª edição da SNCT contará com mais de 100 atividades distribuídas em Manaus e em cerca de dez municípios do Amazonas.

A concentração das ações será de 17 a 23 de outubro, conforme calendário nacional, mas de setembro a novembro várias atividades serão promovidas, utilizando linguagem acessível à população e meios inovadores, para aproximar principalmente jovens e crianças dos avanços e desafios da ciência. São exposições, oficinas, seminários, cursos, palestras presenciais e mediadas, Feira de Ciências, corrida pedestre e caminhada na Reserva Ducke e até exposição em um shopping da cidade (Amazonas Shopping).

“Neste ano queremos dar destaque a todas as contribuições do Inpa na grande área de alimentos, desde a produção agroecológica, e as diversas informações advindas de pesquisas do PPG–ATU (Programa de Pós-Graduação em Agricultura nos Trópicos Úmidos), até as informações nutricionais e os processos tecnológicos ligados ao processamento de alimentos, como pescado e frutos”, contou a coordenadora de tecnologia social do Inpa e responsável pela SNCT do instituto, a psicóloga Denise Gutierrez.

Desde 2004 a SNCT é realizada nacionalmente, e a escolha do tema deste ano baseia-se na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas.

Conforme Gutierrez, para dar maior oportunidade para que os diversos laboratórios do Inpa e os estudantes de pós-graduação possam mostrar suas áreas de atuação e resultados, está disponível uma ficha para inscrição de novas atividades que podem ser inseridas na programação e registradas na plataforma do MCTIC. Os interessados devem enviar e-mailcotsinpa@gmail.com. As atividades devem acontecer preferencialmente até novembro deste ano.

Programação

No domingo (16), acontecerão algumas atividades na mais antiga base de pesquisa do Inpa, a Reserva Florestal Adopho Ducke, que fica no KM 26 da Estrada AM-010 (Manaus-Itacoatiara). Uma delas é a corrida pedestre intitulada Desafio da Ducke e outra é Caminhada Científica na Ducke.

O público que não tem o preparo físico para correr os 10 km quilômetros poderá caminhar pelas trilhas e participar de uma imersão científica orientada pela pesquisadora Flávia Capellotto Costa. Além disso, haverá duas exposições científicas, uma sobre a história da Ducke e outra sobre tecnologias sociais. As duas serão no formato banner.

A abertura oficial do evento será no dia 18 de outubro (terça-feira), na Ilha de Tanimbuca (Bosque da Ciência), ocasião em que já terá início seguindo até o dia 20 a Feira de Ciência da Amazônia, quando 60 projetos de iniciação científica de escolas públicas da rede municipal e estadual serão expostos. Capitaneada pela Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplantic), em parceria com as Secretarias Municipal (Semed) e Estadual (Seduc) de Educação, a feira terá uma premiação dos melhores projetos.

O fechamento dessa semana de atividades intensas acontecerá com o Circuito da Ciência, na sexta-feira (21). O projeto de educação ambiental e divulgação científica do Inpa, que ocorre na última sexta-feira de cada mês, contará com programação especial para receber alunos da rede pública, no Bosque da Ciência, e aproximar alunos do ensino fundamental e médio das temáticas que envolvem a ciência.

Ampliação

Antes e depois dessa intensa semana, acontecerão outras atividades da SNCT. Nos dias 6 e 7 de outubro, o projeto “Portas Abertas” trará ao Inpa os estudantes de escolas do entorno do instituto que agendaram visitas. Os alunos poderão conhecer melhor o funcionamento da instituição e visitar laboratórios, herbário, biotério, entre outros.

Também serão realizadas uma série de Oficinas Alimentando o Brasil – Multidisciplinaridade e Convergência da Ciência na Região Amazônica, voltadas a produtores rurais, ribeirinhos, merendeiras, estudantes de gastronomia, técnicos da área de piscicultura e empreendedores. O objetivo é ensinar novas técnicas para o preparo e em alguns casos de cultivo de frutos, tubérculos e peixes.

Inpa Vai ao Shopping Para ampliar e diversificar ainda mais o público da SNCT, o Inpa levará para o Amazonas Shopping nos dias 27 e 28 de outubro (quinta e sexta-feira) exposição com frutos amazônicos, das Mulheres na Ciência, maquete e jogos dos insetos aquáticos e o Planetário – Uma viagem pelo sistema solar.

A atividade no planetário, que une diversão e conhecimentos da Astronomia, é uma parceria do Bosque da Ciência com o Serviço Social do Comércio (Sesc/Amazonas), por meio do projeto Sesc Ciência.

EXPO C&T

Na primeira quinzena de novembro, a Expo C&T juntamente com a Feira de Gastronomia levarão a ciência e as delícias da cozinha para três polos diferentes da capital amazonense: zonas norte, leste e oeste. Serão realizadas oficinas e exposições, com o apoio de parceiros do Inpa, no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignolia (Cidade Nova – 03 e 04/ Nov), Centro de Convivência do Idoso (Aparecida – 087 e 09/ Nov) e Centros de Convivência da Família Magdalena Arce Daou (Compensa – 10 e 11/ Nov).

Fonte: Inpa

Deixe um comentário