Jogo de tabuleiro cultural é inspirado em lendas da Amazônia

O jogador irá se deparar com imagens que fazem referências ao verde das florestas, cestarias tipicamente indígenas e lendas

Alunos do curso de Design da Faculdade Fucapi, em Manaus, criaram um jogo de tabuleiro inspirado em lendas amazônicas. O foco do ‘Caminhando nas Lendas’ é a aprendizagem lúdica sobre a cultura regional. O produto foi desenvolvido a partir de um trabalho acadêmico sob a orientação da professora Marcella Farias.

De acordo com a professora, o projeto teve início a partir de um trabalho acadêmico realizado por alunos do terceiro período do curso na disciplina de ‘Projeto de mídias interativas’. “A proposta era criar um jogo de tabuleiro, com temática livre, que utilizasse o Design Thinking como metodologia de desenvolvimento e os princípios do design emocional para criar uma relação diferenciada com o público-alvo do produto”, explica.

O Design Thinking é uma forma de abordagem tomada do campo do design e adaptada às empresas e corporações. Em tradução literal, o termo significa “pensamento do design”, ou “pensar como designer”.

Jogo de tabuleiro 'Caminhando nas Lendas'.  Foto: Divulgação
Jogo de tabuleiro ‘Caminhando nas Lendas’. Foto: Divulgação

Segundo uma das alunas que desenvolveu o jogo, Jennyfer Oliveira, o objetivo do jogo é proporcionar a interação, por meio do contato pessoa-pessoa, a partir de um desafio em tabuleiro, resgatando valores culturais amazônicos. A ideia é promover diversão, alegria e fascinação pelos vários elementos que podem compor este universo em particular.

“Desenvolver este projeto proporcionou a aplicação dos conhecimentos adquiridos na disciplina de forma prática, além da compreensão das problemáticas e o encontro de possíveis soluções, e a realização de testes para validar a eficácia e eficiência do jogo com seus usuários”, completa a estudante.

Fonte: Portal Amazônia

Deixe um comentário