Não há previsão para revisar Plano ABC, diz Mapa

Atraso na formulação da Comissão Nacional do ABC prejudicou início da revisão do Plano

O Ministério da Agricultura (Mapa) ainda não tem uma data prevista para iniciar a revisão do Plano de Agricultura de Baixo Carbono (ABC). De acordo com Elvison Ramos Nunes, coordenador de implantação do Plano ABC Nacional, o processo de revisão não foi iniciado por conta de um atraso na formulação da Comissão Executiva Nacional do ABC, grupo que irá acompanhar, avaliar e revisar os planos federal e estaduais de agricultura de baixo carbono.

“O avanço da revisão depende de uma questão política no momento. Estamos enfrentando mudanças no próprio Ministério, o que torna o ambiente inseguro, mas trabalhamos para que a situação se regularize para que realizemos a primeira reunião”, declarou Nunes. A Comissão do ABC foi instituída em outubro no ano passado e prevê também a articulação dos órgãos e entidades públicas e privadas na implementação de ações voltadas à redução dessas emissões.

A adaptação às mudanças climáticas é um dos pontos a ser revisto e adequado no Plano ABC, conforme o Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (PNA), desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Um programa de adaptação para agricultura deverá ser construído de forma participativa, entre 2016 e 2017, envolvendo especialistas e representantes dos setores da sociedade civil.

Fonte: Plano ABC

Deixe um comentário