Projeto ambiental protege 3,1 milhões de hectares no interior do AC

Ação busca conservar 1 bilhão de árvores e reduzir degradação florestal. Desde 2010, projeto atua nas cidades de Manoel Urbano, Feijó e Tarauacá.

Com objetivo de conservar 1 bilhão de árvores em uma área de 3,1 milhões de hectares, o “Projeto Sky Protegendo Florestas”, existe desde 2010 e atua nas cidades de Manoel Urbano, Feijó e Tarauacá, todas no interior o Acre.  Entre as ações, estão a educação ambiental para os povos da floresta, além de implantação de cadeias produtivas de pirarucu, açaí e borracha.

No Dia da Amazônia, comemorado nesta segunda-feira (5), o G1 mostra como a iniciativa ambiental tem atuado na proteção das florestas a região.

A ação é realizada pela organização não governamental WWF Brasil e empresa Sky Reino Unido, com apoio do governo do estado. O projeto, que já vai para sua terceira etapa, atua nos vales dos rios Tarauacá, Envira e Purus através de ações de valorização da floresta em pé.

O produtor rural Francisco Nascimento de Souza, de 54 anos, mora na Projeto de Assentamento Envira União e contou que conheceu o projeto há pelo menos quatro anos. Souza disse que sua vida mudou completamente após conhecer as ações do Projeto Sky e afirmou que hoje não usa mais o fogo em sua propriedade.

“Aprendi muito com o projeto. Fiz intercâmbios em outras propriedades e tive novas experiências. Todo mundo faz queimadas e desmate por todo canto aqui e hoje eu não faço mais isso, porque aprendi a cuidar da minha terra sem queimar. Com isso, a gente até respeita as leis e vê a importância de preservar a natureza”, disse o produtor rural.

O analista de conservação e ecólogo do Programa Amazônia da WWF-Brasil, engenheiro agrônomo Flavio Quental Rodrigues, afirmou que o projeto busca conservar e valorizar a floresta, além de reduzir os avanços do desmatamento de floresta primária na região. Ao menos 2,5 mil estudantes das escolas rurais estão envolvidos nas ações do projeto, por meio da educação ambiental.

“Posso dizer que o Projeto Sky é um grande projeto de gestão territorial mais sustentável. Entre as ações, estão o apoio às cadeias produtivas florestais, uso com sabedoria das áreas já abertas, através da agricultura sem fogo e dos sistemas agroflorestais. Além disso, a educação ambiental junto aos professores das escolas rurais”, explicou o engenheiro.

A região do Acre e a região Sul Ocidental da Amazônia é considerada estratégica para a rede WW-F e para o bioma da Amazônia por se tratar de áreas de nascentes e cabeceiras de vários rios, segundo informou o engenheiro florestal.

“Então essa região presta serviços ambientais para a Amazônia, Brasil e todo o planeta. É uma região muito especial e frágil, com populações tradicionais. O projeto vem trazer a inclusão dessas pessoas que vivem da floresta e estão historicamente excluídas. Trabalhamos diretamente com políticas públicas. O ‘Sky Protegendo Florestas’ é um grande exemplo para outras ecoregiões críticas e prioritárias em toda Amazônia”, concluiu Rodrigues.

Por: Iryá Rodrigues
Fonte: G1

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.