Publicado plano de manejo da Serra das Araras

Documento que vai pautar as ações de proteção e uso da estação ecológica no Mato Grosso foi concebido integralmente por servidores do ICMBio com contribuições da comunidade e parceiros

O Diário Oficial da União publicou portaria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que oficializa o plano de manejo da Estação Ecológica da Serra das Araras, no Mato Grosso. Importante instrumento de gestão, o documento regula, entre outras coisas, o zoneamento e as várias ações de proteção e uso da unidade.

Segundo o chefe da Estação Ecológica da Serra das Araras, Marcelo Leandro Feitosa de Andrade, o plano de manejo, mesmo contando com a participação da comunidade local e órgãos parceiros, foi concebido integralmente por servidores do ICMBio, o que, na visão dele, demonstra o seu pioneirismo e inovação.

“Além do diagnóstico ter sido coordenado por servidores da Esec, o planejamento também foi conduzido por servidores do ICMBio, com a participação de pesquisadores, universidades, ONGs, prefeituras, sindicatos e representante das comunidades do entorno, nas oficinas de pesquisadores e de planejamento participativos, utilizando a metodologia de planejamento por padrões abertos”, disse ele.

Nesse tipo de planejamento, explicou Marcelo, há estratégias claras e eficientes para eliminar ou minimizar as ameaças diretas e indiretas aos alvos de conservação e, por conseguinte, alvos de bem estar social, direcionadas claramente à gestão da Estação Ecológica Serra das Araras.

Por fim, ele destaca que o plano de manejo não se restringe apenas aos limites da UC. Sugere, também, ações de manejo e proteção da região do entorno da Estação Ecológica Serra das Araras.

Fonte: ICMBio

Deixe um comentário