Seminário de pesquisa será aberto na terça-feira

Evento ocorrerá na sede do Instituto, em Brasília, com entrada franca.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local.  O tema deste ano é Mudanças Climáticas e Biodiversidade

Mudanças climáticas e biodiversidade é o tema do VIII Seminário de Pesquisa e VIII Encontro de Iniciação Científica que serão realizados entre os dias 13 e 15 de setembro no auditório do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Brasília. O evento é organizado pela Coordenação de Apoio à Pesquisa do ICMBio. A entrada é aberta ao público. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local.

Nesta edição, serão apresentados 101 trabalhos científicos em manejo e conservação da biodiversidade e gestão socioambiental produzidos por servidores do ICMBio, alunos do Programa de Iniciação Científica (PIBIC/ICMBio) e pesquisadores de outras instituições que atuam em unidades de conservação federais, distritais ou que trabalham com espécies ameaçadas de extinção.

Além da apresentação dos trabalhos científicos selecionados pela organização do seminário, haverá palestras e mesas redondas com a participação de pesquisadores de universidades, ONGs e instituições de pesquisa de todo o país. Ao longo da programação do evento, serão discutidos os efeitos das mudanças climáticas sobre a biodiversidade, as implicações socioeconômicas das mudanças do clima, soluções urbanas para o problema, a contribuição das unidades de conservação para mitigar as mudanças do clima e o papel dos programas de pesquisa para o conhecimento a respeito do tema.

O evento será aberto às 8h30 da terça-feira (13) e contará com a presença do presidente do ICMBio, Rômulo Mello, e outros dirigentes do Instituto, além de representantes de instituições parceiras. Em seguida, haverá a conferência de abertura, que será proferida pelo pesquisador Fabio Scarano, da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), com o título “Adaptação às mudanças climáticas baseada em ecossistemas: uma oportunidade para o Brasil”.

. Veja aqui a lista dos resumos dos trabalhos que serão apresentados sob a forma de painéis, na tarde do primeiro dia do evento.

. Clique aqui para conferir na íntegra a programação.

O evento é uma boa oportunidade para a troca de experiências entre os profissionais e estudantes residentes em Brasília ou em outras regiões que atuam na área de pesquisa, conservação, manejo e gestão socioambiental.

É, também, uma chance para os servidores envolvidos com pesquisa debaterem a geração de conhecimento direcionado à conservação da biodiversidade e ao respeito à diversidade sociocultural do país, tendo como parâmetro as mudanças climáticas.

Para os demais servidores do ICMBio e o público em geral, morador de Brasília, o seminário funciona como um espaço aberto para discutir o entrosamento entre a pesquisa e a gestão da biodiversidade.

Participação

Desde 2009, quando foi realizado o primeiro evento, a média de público tem sido crescente. Em 2015, 175 pessoas prestigiaram o seminário. São, geralmente, professores e estudantes universitários, gestores e servidores de órgãos ambientais federais e distritais.

Este ano, como o seminário foi aberto à apresentação de trabalhos de pesquisadores de outras instituições que atuam em Ucs federais e Ucs distritais a organização espera uma maior participação de entidades do DF.

Serviço:

O quê: VIII Seminário de Pesquisa e VIII Encontro de Iniciação Científica do ICMBio
Quando: dias 13 a 15 de setembro, de manhã e à tarde
Onde: auditório do ICMBio em Brasília (Setor Sudoeste, Entrequadra 103/104, Centro Administrativo, Bloco C, Subsolo) Importante: participação aberta a todos(as) os(as) interessados(as)
Mais informações: seminario.pesquisa@icmbio.gov.br

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.