Você já viu esse selo por aí?

open-graph-image

No livro, na caixa de leite, no caderno, na rolha do vinho, no lápis, na embalagem do sabão em pó, na cadeira, na mesa e até no papel higiênico. O selo FSC está em tantos lugares que você se depara com ele a todo momento, mesmo que ainda não tenha percebido. Basta buscar qualquer produto de origem florestal ao seu redor e terá grande chance de encontrá-lo.

Mas você sabe o que ele significa?

Justamente para divulgar as informações e promover a conscientização sobre o manejo correto das florestas é que o Forest Stewardship Council (FSC), conselho de certificação florestal internacional, realiza todo ano o FSC Friday, celebrado todo ano na última sexta-feira do mês de setembro. No ano passado, empresas, escolas e grupos ambientais promoveram ações em 31 países.

i262307

Atualmente a certificação é a melhor forma de garantir que um produto que você esteja consumindo tenha garantia de origem. A adesão à certificação florestal é voluntária e para conseguir o selo é preciso que a empresa siga compromissos econômicos, sociais e ambientais e que toda a cadeia seja certificada, ou seja, para que um papel tenha o selo FSC, a madeira de onde ele saiu foi monitorada e manejada corretamente, o transporte controlado e os trabalhadores regularizados.

Além disso, é preciso que os povos tradicionais tenham seus direitos assegurados e a fauna e flora não sejam negativamente impactadas. As empresas e cooperativas que possuem o selo passam por auditorias anuais para garantir o cumprimento dos princípios e critérios.

Segundo o FSC Brasil, o Brasil possui 6,176 milhões de hectares certificados na modalidade de manejo florestal envolvendo 110 operações de manejo, entre áreas de florestas nativas e plantadas. O país ocupa o 6º lugar no ranking total do sistema FSC.

Pelas redes sociais você pode acompanhar (e divulgar) a campanha usando #FSCFriday

Fonte: Amazônia.org.br

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*