Inpa e parceiros capacitam produtores para obterem o título de agricultores orgânicos

Participam da oficina agricultores familiares dos municípios de Manaus, Iranduba, Careiro da Várzea, Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Apuí e da Associação dos Produtores Orgânicos do Amazonas (Apoam)

Capacitar os agricultores que estão em processo de credenciamento junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para obtenção do título de “agricultores orgânicos”. Este é o objetivo da oficina que o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) e parceiros realizam nesta segunda e terça-feira (21 e 22) para cerca de 40 agricultores familiares.

A oficina prática “Produção de adubos e defensivos naturais” – Bokashi, composto orgânico, biofertilizante, caldas e extratos faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Inpa e acontecerá, em tempo integral, no Centro de Treinamento Agroflorestal do Museu da Amazônia (CTA/Musa), situado no assentamento Água Branca, no bairro Puraquequara (zona Leste de Manaus).

O evento é fruto da demanda dos agricultores e foi articulado pelo Grupo de Trabalho de Formação e Inovação da Rede Maniva de Agroecologia (Rema) e recebe financiamento do projeto Feirão do Produtor. Estão envolvidos na oficina técnicos do Inpa, da Apoam, do Musa, da Embrapa, do Idesam e do Idam.

Participam da oficina agricultores familiares dos municípios de Manaus, Iranduba, Careiro da Várzea, Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Apuí e da Associação dos Produtores Orgânicos do Amazonas (Apoam), que buscam praticar a agricultura orgânica, na qual não é permitido o uso de substâncias que colocam em risco a saúde humana e o meio ambiente, como os agrotóxicos.

De acordo com a pesquisadora do Inpa, Sonia Alfaia, a produção orgânica de alimentos, por meio do manejo agroecológico, é uma alternativa e uma necessidade para desenvolver modelos de agricultura sustentável e corrigir os efeitos negativos do modelo de agricultura convencional.

Fonte: Inpa

Deixe um comentário