Acre lançará Plano ABC Estadual em dezembro

Governo do estado realizou encontro para anunciar o plano

O processo de elaboração do Plano de Agricultura de Baixo Carbono (ABC) do Estado do Acre está em sua etapa final. O lançamento oficial está previsto para acontecer entre os dias 15 e 18 de dezembro, informou o superintendente do Ministério da Agricultura no Acre, Luziel Carvalho. “Estamos em contato com a agenda do ministro Blairo Maggi para ver a possibilidade de ele participar do ato de lançamento no Acre”, disse Carvalho.

O anúncio de que o Plano ABC do Acre estaria quase pronto foi dado pelo governo do estado em evento realizado no último dia 26, na fazenda do produtor rural Jorge Moura, em Capixaba (76 quilômetros de Rio Branco). O encontro reuniu pequenos, grandes e médios produtores rurais, instituições financeiras, representantes dos órgãos da área de produção e meio ambiente, do Ministério de Agricultura, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), parlamentares e cerca de 40 alunos do curso de agronomia da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Na ocasião, o governador do estado, Tião Viana, disse que, até 2020, a meta do Acre é reduzir até 300 milhões de toneladas de carbono e avançar na redução de até 80% do desmatamento. Entre 2014 e 2015, o Acre reduziu em 15% o seu índice de desmate. “Queremos assegurar os princípios da sustentabilidade incorporando a tecnologia ABC em toda atividade. Queremos que o campo, que hoje alcança no Acre uma renda anual de R$ 1,5 bilhão, possa atingir até R$ 10 bilhões no futuro”, declarou o governador.

Elaboração do plano

O Acre iniciou a construção do seu Plano ABC há um ano, em dezembro de 2015, quando foi realizada a primeira reunião com representantes do governo federal e de 24 instituições do governo do estado, além de institutos de pesquisa e de produtores rurais. Foram discutidas as iniciativas a serem adotadas no estado, entre elas a recuperação de áreas degradadas, oferta de crédito, investimentos em integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF), sistemas agroflorestais, plantio direto e florestas plantadas.

O Acre é um dos poucos estados da Amazônia que ainda não publicou seu Plano Estadual do ABC. Nesse sentido, segundo Luziel Carvalho, a Superintendência do Mapa realizou uma parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária do estado para acompanhar e acelerar a elaboração. O Plano ABC do Acre vai considerar as iniciativas e projetos que o estado já desenvolve para disseminar uma agropecuária mais sustentável e reduzir o desmatamento.

Fonte: Observatório ABC
Com informações Notícias do Acre.

Deixe um comentário