Grupo de Trabalho Fornecedores Indiretos na Pecuária Sustentável realiza segundo encontro

Garantir a origem da carne é uma das principais medidas para combater o desmatamento da Amazônia e diminuir as emissões brasileiras

O setor agropecuário ocupa mais de 60% das áreas desmatadas da Amazônia, esteve envolvido na maior parte dos casos análogos a escravidão, além de ser parte importante nas metas de redução das emissões de gases de efeito estufa, que causam o aquecimento global. E ainda assim, o controle da cadeia produtiva é pouco discutido pela sociedade que ignora a origem do produto que consome nas gôndolas do supermercado e açougues.

Visando dar luz para este cenário e ampliar os debates é que aconteceu no dia 30 novembro, em São Paulo, o segundo encontro do Grupo de Trabalho Fornecedores Indiretos na Pecuária Sustentável, promovido pela Amigos da Terra – Amazônia Brasileira e a National Wildlife Federation (NWF). Fazem parte da iniciativa representantes do setor produtivo, varejo, instituições financeiras, organizações sociais e sociedade civil.

O objetivo do grupo é alinhar políticas públicas e empresarias para discutir ferramentas de controle e monitoramento da cadeia da carne. O encontro anterior começou a reunir estudos de casos e iniciativas já existentes e pretende encontrar um consenso sobre como implementá-las ou melhorá-las. Estudo elaborado pelo Observatório do Clima apontou que o setor agropecuário poderia reduzir 40% das suas emissões se implementasse práticas já existentes de baixas emissões de carbono na agropecuária.

Para o Gerente Cadeias da Agropecuária da Amigos da Terra – Amazônia Brasileira (AdT), Pedro Burnier, “a busca por soluções para monitoramento eficaz dos Fornecedores Indiretos (fazendas de cria e recria) visa fechar algumas das lacunas atuais no monitoramento, reduzir os riscos de reputação associados ao desmatamento e atividades ilegais e ajudar a assegurar desmatamento zero nas cadeias de abastecimento da carne”.

Fonte: Amigos da Terra – Amazônia Brasileira

Deixe um comentário

Um comentário em “Grupo de Trabalho Fornecedores Indiretos na Pecuária Sustentável realiza segundo encontro

  • 30 de dezembro de 2016 em 18:42
    Permalink

    O desmatamento da Amazônia é um problema crônico há muitos anos.
    Esses encontros podem ajudar a encontrar uma solução sensata.

Fechado para comentários.