Apenas 22,6% das casas no Norte têm esgoto

Quase  uma década após a Lei do Saneamento Básico ser sancionada, uma em cada três casas do país ainda não tem esgoto ligado a rede. A Região Norte apresenta os índices mais preocupantes: apenas 22,6% das casas possuem sistema de tratamento. Os dados são da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e foram publicados em reportagem do Portal UOL.

O levantamento deixa claro as desigualdades regionais. No Sudeste há 88,6% dos domicílios com esgoto ligado à rede, 42,9%, no Nordeste, 65,1% no Sul 53,2% e no Centro-Oeste.

A Região Norte também aparece em último lugar nas estatísticas de abastecimento de água, com 60,2%. O Sudeste lidera mais uma vez com 92,2% das casas recebendo água. No quesito coleta de lixo, enquanto no Sudeste tem 96,4% dos domicílios atendidos, no Nordeste são 79,1%. O percentual nacional é de 89,8% dos domicílios atendidos.

Planos de Saneamento

Sancionada em 2007 a lei de Lei do Saneamento Básico previa que todo município deveria apresentar um plano municipal de saneamento para que as prefeituras passassem a receber recursos federais até o ano de 2013. Por conta das reclamações dos prefeitos, o prazo foi estendido até 2015 e mais uma vez não foi cumprido, sendo estendido pelo governo federal até o final de 2017.

Dados do Ministério das Cidades aponta que apenas 1.692 municípios brasileiros (30% do total de 5.570) apresentaram um plano até o final do ano passado. Outros 2.091 estavam em processo de elaboração. e as demais cidades não tinham plano ou não deram informações.

Na Região Norte apenas 99 dos municípios apresentaram um plano, mas o número é ainda menor no Centro-Oeste, onde só 54 apresentaram. Sul e Sudeste têm 80% dos municípios com plano já elaborado, com 693 e 662 cidades, respectivamente.

Fonte: Amazônia.org
Com informações do UOL

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.