Ministro anuncia ações de proteção no Acre

Em Rio Branco, Sarney Filho assina série de parcerias com o governo estadual para combater o desmatamento na Floresta Amazônica.

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, adotou nesta sexta-feira (10/02) uma série de medidas em parceria com o Acre para conter o desmatamento na região. Em Rio Branco, Sarney Filho e o governador Tião Viana assinaram parcerias para ações de manejo florestal, regularização ambiental e sustentabilidade. O anúncio faz parte da programação da Caravana Verde, viagem oficial de Sarney Filho e equipe aos estados da Amazônia Legal para garantir a conservação do bioma.

O conjunto de medidas tem o objetivo de fortalecer o desenvolvimento sustentável por meio da integração entre todos os órgãos envolvidos com a questão. “O Acre é referência na sustentabilidade e queremos replicar essa competência para todos”, declarou Sarney Filho. O ministro acrescentou que planeja voltar ao estado, nos próximos meses, acompanhado de investidores como o governo norueguês para avaliação das boas práticas realizadas nas unidades de conservação acreanas.

OS ACORDOS

As medidas estabelecidas entre o governo federal e o Acre contribuirão em diversas frentes de conservação da Amazônia. O protocolo de intenções assinado entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o órgão estadual de meio ambiente viabilizará o programa de regularização ambiental e o plano de manejo na Reserva Extrativista Chico Mendes, além de ações de controle nas unidades de conservação federais. Também foi oficializada a doação do terreno onde será construída a sede acreana do ICMBio.

O acordo de cooperação entre o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e o Governo do Acre tem foco na implantação das concessões de florestas públicas estaduais. A parceria inclui ações ligadas ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), ao inventário florestal, ao aperfeiçoamento da legislação estadual e a programas como o de regularização ambiental. “É preciso adotar alternativas econômicas para gerar a inclusão social e, ao lado disso, permitir que a floresta continue prestando seus serviços ambientais”, defendeu o ministro.

CONSOLIDAÇÃO

O governador do Acre declarou que a parceria representará o fortalecimento das políticas ambientais no estado. Tião Viana afirmou que os novos projetos se somarão aos resultados já alcançados anteriormente, como a criação da Resex Cozumbá-Iracema, onde ele e Sarney Filho fizeram a entrega de diplomas de conclusão de cursos ambientais nesta manhã. “Estamos vendo, agora, a consolidação dessas ações”, afirmou. Tião acrescentou que esta é a primeira vez que uma equipe completa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) cumpre agenda no estado.

O lançamento das ações integra as atividades da Caravana Verde de combate ao desmatamento, viagem liderada por Sarney Filho com equipe do MMA e órgãos vinculados aos estados da Amazônia Legal para estabelecer medidas de conservação e sustentabilidade na região. Ao longo desta semana, a equipe passou por Amazonas, Rondônia e Acre. As próximas etapas são Mato Grosso (16/02) e Pará (21/02).

A EQUIPE

Os secretários do MMA Everton Lucero (Mudança do Clima e Florestas) e Edson Duarte (Articulação Institucional e Cidadania Ambiental) visitaram, na manhã desta sexta-feira, uma área voltada para a piscicultura e uma cooperativa de produção de castanhas para conhecer outras atividades sustentáveis desenvolvidas em território acreano.

Além deles, a equipe é formada pelos secretários José Pedro de Oliveira Costa (Biodiversidade) e Juliana Simões (Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável). As atividades também são acompanhadas pela presidente do Ibama, Suely Araújo, pelo presidente do ICMBio, Ricardo Soavinski, pelo diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Raimundo Deusdará, e pelo diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu.

Fonte: MMA

Deixe um comentário