Encontrada na Amazônia uma nova espécie de planta

Ainda sem nome, a nova espécie de planta faz parte da família fabácea, das leguminosas, como o feijão e o pau-brasil

Douglas Daly demonstrando em campo uma técnica que desenvolveu para identificação de plantas. Foto: Serviço Florestal Brasileiro/Divulgação

Uma nova espécie de planta da família fabácea, mais conhecida como leguminosas, foi encontrada em Rondônia durante o trabalho de campo do Inventário Florestal Nacional (IFN), em 2015. Mas, a identificação só foi feita no início de abril de 2017, pelo curador de Botânica Amazônica e diretor do Instituto de Sistemática Botânica do Jardim Botânico de Nova York, Douglas Daly, e pela curadora substituta do herbário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e especialista nessa família, Marli Morin.

A amostra encontra-se no Herbário Rondoniensis da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em Porto Velho, responsável por receber o material botânico coletado em Rondônia. A identificação ainda está em andamento e o que se sabe, até o momento, é que a nova espécie de planta pertencente ao gênero Zygia.

Ainda levará um tempo até a nova espécie receber um nome. O especialista do gênero precisa ver a amostra e fazer um estudo minucioso do exemplar para, então, comprovar que realmente se trata de uma nova espécie de planta e publicar a descoberta. O feijão e o pau-brasil são integrantes da família fabácea.

Daly e Morin participaram, no início deste mês, do workshop Estratégias e Ferramentas para Identificação Botânica no âmbito do IFN, promovido pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) em parceria com o Jardim Botânico de NY e Embrapa Amazônia Oriental. O workshop teve como objetivo reunir os especialistas e profissionais envolvidos com a identificação botânica do Inventário Florestal para discutir novas técnicas de identificar as amostras coletadas.

Fonte: Jornal do Commercio

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*