Indígenas percorrem 50 quilômetros para fazer recastramento biométrico

Em Formoso do Araguaia, indígena de 105 anos foi tirar o título de eleitor. Última fase do recadastramento está sendo feita em 65 municípios.

Uma família de indígenas percorreu cerca de 50 quilômetros para fazer o recadastramento biométrico em Tocantinópolis, extremo norte do Tocantins. Eles são da etnia apinajé e vivem na aldeia Mariazinha. “Queremos nos sentir cidadãos”, disse Iré Apinajé.

A zona eleitoral de Tocantinópolis é uma das 17 que estão passando por revisão eleitoral e recadastramento biométrico. O atendimento vai até 26 de maio. Os eleitores indígenas do município estão divididos em duas sessões eleitorais, nas aldeias São José e Mariazinha.

“Como todo cidadão, eles são únicos para a Justiça Eleitoral, por isso é muito importante que todos os indígenas da região façam o cadastramento biométrico”, disse a servidora Mirian Moura de Souza, que atendeu os eleitores.

Um outro indígena que deu lição de cidadania foi Pedro Rabuenona Javaé. Aos 105 anos, ele também saiu de uma aldeia para ir ao cartório de Formoso do Araguaia, no sul do estado, retirar um novo título de eleitor e fazer o recadastramento.

Biometria

O recadastramento biométrico no Tocantins está na última fase. Para as eleições de 2018, segundo o TRE, a meta é que todos os eleitores tocantinenses votem usando as digitais. São 65 municípios em 17 zonas eleitorais que ainda estão fazendo o recadastramento, com o total de 341.530 eleitores. Até agora 158.110 (46,4%) fizeram a revisão.

Para fazer a biometria, os eleitores devem comparecer ao cartório da zona eleitoral que faz parte, levando comprovante de endereço e documento de identificação oficial com foto. Quem não fizer o procedimento pode ter o título de eleitor cancelado.

As zonas eleitorais que estão passando pelo recadastramento são: Filadélfia (8ª ZE), Tocantinópolis (9ªZE), Araguatins (10ª ZE), Itaguatins (11ª ZE), Xambioá (12ª ZE), Formoso do Araguaia (15ª ZE), Colmeia (16ª ZE), Peixe (20ª ZE), Augustinópolis (21ª ZE), Araguacema (24ª ZE), Ponte Alta do Tocantins (26ª ZE), Wanderlândia (27ª ZE), Araguaçu (30ª ZE), Arapoema (31ª ZE), Goiatins (32ª ZE), Itacajá (33ª ZE), Araguaína (34ª ZE).

Fonte: G1

Deixe um comentário