Ministério cobra informações sobre conflito indígena no MA

Ministro Sarney Filho entrou em contato com o ministro da Justiça para pedir esclarecimentos sobre o ocorrido e a punição dos responsáveis.

O Ministério do Meio Ambiente recebeu nesta segunda-feira (01/05), a notícia de um grave conflito no município de Viana, no Maranhão, envolvendo fazendeiros que atacaram de forma violenta um grupo de índios Gamela, no povoado de Bahias.

De acordo com as notícias que nos foram repassadas pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e depois divulgadas pela imprensa, pelo menos três índios foram baleados e dez atacados com facões, sendo que um deles teve as mãos decepadas.

Por telefone, o Ministro da Justiça disse-me que já havia determinado a ida da Polícia Federal para restabelecer o clima de segurança para a população local e indígenas. Pedi também um esclarecimento sobre o papel das forças de segurança estaduais nesse fato odioso e a punição dos responsáveis.

Devido à gravidade da situação, aguardamos informações do Ministério da Justiça sobre as providências que estão sendo adotadas e desdobramentos do caso.

Toda vida é preciosa e merece o mais absoluto respeito, por isso minha repulsa por qualquer ato de violência.

José Sarney Filho

Ministro do Meio Ambiente

Fonte: MMA

Deixe um comentário

3 comentários em “Ministério cobra informações sobre conflito indígena no MA

  • 29 de junho de 2017 em 14:21
    Permalink

    Notícias como essa são revoltantes… como podem atacar vidas com tamanha crueldade?!

  • 10 de maio de 2017 em 9:24
    Permalink

    Está na hora de reforçar a segurança nessas áreas indígenas.

Fechado para comentários.