Aurenice Ribeiro do PMDB é eleita a nova prefeita de Tomé-Açu

Município realizou Eleições Suplementares, neste domingo (4), em razão do indeferimento da candidatura do candidato vencedor das Eleições 2016.

Os eleitores de Tomé-Açu, nordeste do Pará, elegeram com 35,42% dos votos válidos Aurenice Ribeiro (PMDB) a nova prefeita do município, neste domingo (4). Foram realizadas Eleições Suplementares, em razão do indeferimento da candidatura, por meio do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), do candidato vencedor das Eleições 2016.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com 100% das urnas apuradas foi constatado que 36.361 eleitores votaram, um comparecimento de 76,49% dos aptos a votar. Em segundo lugar ficou Amilton Caliman (REDE), com 26,24% dos votos; em seguida Bruna Eudes (PSDB), com 21,87%; e Jonas do Radar (PSC), com 16,47%. Votos brancos corresponderam a 0,67% e votos nulos foram 1,84% do total.

Para esta eleição foram utilizadas 132 urnas eletrônicas e mais 50 de contingência distribuídas em 23 locais de votação, a maioria na zona rural do município. Todos os locais tiveram pontos de transmissão para dar celeridade a apuração dos votos, que encerrou às 17h50.

Eleições Suplementares

De acordo com o artigo 244 do Código Eleitoral, são necessárias novas eleições sempre que houver “decisão da Justiça Eleitoral que importe o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário”.

Em Sessão, realizada no dia 8 de março, o Pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, pela realização do pleito suplementar no município paraense. A campanha eleitoral em Tomé-Açu começou no dia 18 de abril e se estendeu até o último sábado (3).

Fonte: G1

Deixe um comentário