Embrapa publica livro sobre experiências e reflexões na implantação de sistemas agroflorestais

Arte:Divulgação -

O livro sobre experiências e reflexões na implantação de sistemas agroflorestais será lançado em 12 de setembro em Brasília, DF, durante a realização dos VI Congresso Latino-Americano de Agroecologia e X Congresso Brasileiro de Agroecologia.

A obra “Sistemas Agroflorestais: experiências e reflexões” de 216 páginas, divididas em 11 capítulos, é uma coletânea de diversos trabalhos e experiências de 38 pesquisadores de várias instituições de pesquisa, incluindo a Embrapa, universidades e ONGs que trabalham com a temática juntamente com agricultores em SAFs (Sistemas Agroflorestais).

O livro nasceu de uma conversa com um grupo de extensionistas, agricultores e pesquisadores que trabalham com a temática dos Sistemas Agroflorestais e pretende tornar visível a variedade de formas para construir estes sistemas, notadamente os existentes no Estado de São Paulo. A obra agrega experiências com visões, escalas e territórios dos mais distintos, que adotaram os SAFs como alternativas viáveis do ponto de vista econômico, social e ecológico.

O pesquisador da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) e editor técnico do livro, João Carlos Canuto, salienta que “a geração de conhecimento, a partir do esforço de articulação entre cientistas, extensionistas, técnicos de organizações sociais e agricultores, que considere as condições ecológicas e econômicas reais dos agricultores familiares e camponeses, tornando os resultados úteis e disponíveis para eles, é uma linha de potencial interesse para a pesquisa transdisciplinar e participativa em sistemas agroecológicos biodiversos, configurando entre as muitas trilhas de pesquisa para a compreensão e o fortalecimento destes sistemas”.

No livro há capítulos que contemplam variadas discussões desde “Educação agroflorestal e a perspectiva pedagógica dos mutirões agroflorestais” até “Sistema agroflorestal planejado para integração com criação racional de abelhas”, mostrando a diversidade de temas existentes dentro do assunto principal: os SAFs.

Uma novidade na obra, e que está no Apêndice, foi o convite feito à agricultora Elisabeth Matos Silva para contar como foi sua experiência na implantação de um SAF em sua propriedade (Mulher Agrofloresteira: uma história de vida).

Serviço

O lançamento será durante a realização dos VI Congresso Latino-Americano de Agroecologia e X Congresso Brasileiro de Agroecologia no próximo dia 12.09 (terça-feira), das 18 às 22h, na Sala Ipê Amarelo no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, DF.

Na ocasião será divulgado o link de acesso ao livro em formato PDF, o qual ficará disponível gratuitamente na Base de Dados da Embrapa.

VI Congresso Latino-Americano de Agroecologia, X Congresso Brasileiro de Agroecologia, IX Encontro Nacional dos Estudantes de Agroecologia e V Seminário de Agroecologia do DF e Entorno – 12 a 15 de setembro de 2017.

Informações: contato@agroecologia2017.com http://agroecologia2017.com/

Por: Eliana Lima
Fonte: Embrapa

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*