Apresentação da Orquesta Sinfônica do Theatro da Paz terá obra em homenagem a música e cultura Paraense

O evento é uma promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Academia Paraense de Música (APM). A entrada é gratuita.
A apresentação da Orquestra Sinfônica começa a partir das 20h (Foto: Reprodução/Agência Pará)

 

A Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) apresenta nesta quinta-feira (23), às 20h, o concerto “Música Brasileira Contemporânea”. Entre os compositores está Paulo C. Chagas que compôs para a sinfônica “Dança Marajoara”, que terá sua estreia mundial em Belém. A obra é uma homenagem à música e à cultura do Pará e da ilha do Marajó e foi inspirada nos ritmos e melodias folclóricas do estado, desde as raízes do carimbó até os estilos contemporâneos de música popular, como o Brega, o Arrocha e o Tecno-brega. Outra referência do compositor é a Banda Calypso, que em sua opinião mistura de maneira bem sucedida ritmos regionais com música pop internacional.

“A música do Pará escuto com prazer e imenso respeito por sua importância cultural e musical. A ‘Dança Marajoara’ incorpora essas influências musicais em uma composição que cria uma paisagem sonora em constante mudança e transformação. A música começa com o ritmo insinuante da percussão, ao qual os instrumentos da orquestra são gradualmente adicionados e a composição cria também processos harmônicos e um acúmulo de tensão rítmica e sonora que se intensifica na metade da obra. A partir daí, desenvolve-se uma sequência de melodias e harmonias que evocam o universo da música popular do Pará, culminando na dança majestosa da parte final”, comenta Paulo C. Chagas.

Além de Paulo Chagas, estão os compositores, Maria Helena Rosa Fernandes, Fernando Morais, Carlos Pires, a maestrina paraense Cibelle J. Donza e o também paraense Luiz Pardal. O evento é uma promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Academia Paraense de Música (APM). A entrada é gratuita.

Serviço:

OSTP apresenta concerto “Música Brasileira Contemporânea”
Quinta-feira, 23, 20h
Theatro da Paz (Rua da Paz, s/n – Campina)
Entrada franca
Retirada de ingressos na bilheteria do teatro e no site www.ticketfacil.com.br
Informações: 4006-8758

Fonte: G1 Pará

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*