Obra inaugurada antes de ficar pronta pode ter causado dano ambiental

Córrego Nablina ficou soterrado após paredão de barro desmoronar (Foto: AF Notícias/Divulgação)
Construção da ‘Via Lago’, em Araguaína, pode ter prejudicado a nascente do córrego Neblina. Calçadão foi inaugurado antes de ser concluído e já tem tijolos fora do lugar.

A construção da ‘Via Lago’, em Araguaína, pode ter causado danos ambientais no córrego Neblina, que desagua no lago Azul, cartão postal da cidade. O projeto é para revitalizar a região e envolve a criação de um calçadão, um centro de convenções, uma ponte e até uma ilha artificial. A inauguração da via foi feita no dia 14 de novembro, antes da maior parte das obras terem terminado.

No local, é possível ver que já há tijolos foram do lugar, pedações de concreto expostos e partes sem nenhum tipo de calçamento. Na ponte, que já pode ser utilizada, a passarela dos pedestres não tem nenhuma grade de proteção. Quem passa pela região reclama da situação.

 “A obra, ela foi até bem começada, né? O negócio é que tem que terminar. Porque se não terminar, eu acho que ela vai ficar no meio do caminho”, diz o aposentado João Gonçalves, que usa o local para fazer caminhadas nos fins de tarde.

O Ministério Público Estadual agora investiga se um assoreamento foi causado pelas obras para desviar o córrego Neblina. A intenção era drenar um terreno para continuar as obras, mas uma parte da areia acabou indo parar dentro do lago Azul e formou um banco de terra. O MPE pediu que o Naturatins faça uma fiscalização no local.

 A Prefeitura de Araguaína informou que o problema foi causado por uma chuva e que teve que interromper a canalização do córrego. A gestão disse que deve fazer uma proteção no local para evitar erosões. O Naturatins diz que vai investigar se houve crime ambiental.
Fonte: G1 Tocantins
Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*