Rio Acre apresenta oscilação no nível e apesar de vazante deve voltar a subir, diz Defesa Civil

Nível do manancial baixou 11 centímetros em seis horas, mas pode voltar a subir. Em 24 horas choveu 36,4 milímetros.

O nível do Rio Acre no estado vem apresentando oscilação ao longo dos dias. Segundo informações da Defesa Civil do Estado, neste domingo (21), o rio marcou 12,68 metros em Rio Branco, na medição das 12h, e baixou 11 centímetros em seis horas. Mesmo com a vazante, o órgão acredita que as águas podem voltar a subir devido as fortes chuvas.

Na medição das 6 horas deste domingo, o manancial chegou a marcar 12,79 metros em Rio Branco. O acumulado de chuvas neste domingo foi menor que o registrado em 24 horas no sábado (20), quando choveu 42,6 milímetros.

“Nós podemos observar que há uma oscilação muito grande do nível do Rio Acre em toda a sua extensão, desde Assis Brasil até Porto Acre. Percebemos que todos estão com sinal de vazante, porém Assis Brasil no dia de hoje começou a subir vagarosamente. Então, provavelmente, apesar de existir essa vazante nesse momento, devido as chuvas, deverá aumentar o nível nos próximos dias”, informou o major do Corpo de Bombeiros, Cláudio Falcão.

Com o volume de chuvas que tem caído em Rio Branco, a previsão é que o afluente continue subindo. O Parque de Exposições Wildy Viana já está preparado para receber as famílias que forem atingidas pela cheia e um plano de contingência está em curso em parceria entre a prefeitura e o governo.

Em Assis Brasil, o rio marcou 3,77 metros, em Brasileia 4,56 metros e em Xapuri chegou à marca dos 7,50 metros. Ainda segundo os dados, em Capixaba o Rio Acre marcou 8,60 metros e o Riozinho do Rôla chegou a 11,05 metros.

Por Iryá Rodrigues
Fonte: G1

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*