Prêmio Faz Diferença: biólogo capixaba é eleito personalidade do ano

Com projetos sobre a febre amarela silvestre, Sérgio Lucena atua em prol da conservação de primatas

No dia 17 de fevereiro, o jornal O Globo anunciou os 16 ganhadores do Prêmio “Faz Diferença”. A 15ª edição contou com a indicação de jornalistas e com a votação popular para selecionar as personalidades que mais se destacaram em cada segmento da sociedade.

Na categoria ‘Sociedade/Ciência e Saúde’ o destaque foi o biólogo Sérgio Lucena, membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, diretor do Instituto Nacional da Mata Atlântica e professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Entre seus projetos está a luta pela conservação ambiental, em especial dos primatas, que ganhou notoriedade por defender os primatas vítimas da febre amarela no País. A doença, que mata tanto humanos quanto macacos, é considerada uma epidemia, tem assustado a população. Lucena, com apoio de diversos pesquisadores, criou a iniciativa “Sentinelas da Mata”, para monitorar as mortes de macacos e mapear a rota do vírus da febre amarela.

O biólogo também coordena um projeto sobre o muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxanthus), que conta com o apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e tem como objetivo a conservação de uma das espécies de primatas mais ameaçadas do mundo. A iniciativa pretende estabelecer uma política regional de conservação do muriqui-do-norte e ampliar o conhecimento sobre a espécie na região serrana do Espírito Santo, além de diversas ações de conscientização e engajamento da comunidade.

Na opinião de Sergio Lucena, o reconhecimento recebido por ele se estende a todos os que compartilham de seus ideais. “Agradeço a todos que me ajudaram até aqui, seja nos projetos ou na votação. O mais importante é dar visibilidade às iniciativas que podem salvar vidas, tanto de humanos como de primatas, e seguir na busca pela conscientização da população e da importância da conservação da natureza”, conclui.

Fonte: Fundação Grupo Boticário

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.