Em sua 15ª edição, Simpósio do Instituto Mamirauá começa nessa terça-feira (3)

Evento é dedicado à conservação e manejo dos recursos naturais na Amazônia. A programação é gratuita e acontecerá entre 3 e 6 de julho na sede do Instituto, em Tefé, Amazonas

Mais de setenta trabalhos científicos em exposição, cinco palestras, cinco minicursos e quinze anos de história na região amazônica. Esses são alguns dos números do Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia (Simcon), que realiza, em 2018, sua 15ª edição. O evento oferece uma programação gratuita a partir dessa terça-feira (3) na sede do Instituto Mamirauá, em Tefé, estado do Amazonas.

A agenda do simpósio começa com minicursos oferecidos por especialistas em temas de meio ambiente, ecologia e biodiversidade. Nessa edição do simpósio, os temas dos cursos serão “Biogeografia da Amazônia”; “Redes Neurais Artificiais Aplicadas à Ecologia Florestal”; “Biodiversidade e taxonomia de peixes do médio Solimões”; “Arte e Ciência: ilustrando a biodiversidade da Amazônia” e “Identificação, montagem e conservação de insetos”.

Palestras

O diretor-geral do Instituto Mamirauá, Helder Queiroz, dará início às sessões de palestras na quarta-feira (4), às 9h, com o tema “Governança e Sustentabilidade de Cadeias Extrativas na Amazônia Brasileira – O papel do extrativismo das populações locais na conservação e desenvolvimento sustentável regional”. Entre os palestrantes dos dias seguintes de evento, estão o biólogo Marcelo Oliveira, da WWF-Brasil, e o especialista em bioacústica Michel André, da Universidade Politécnica da Catalunha.

Outro destaque do evento é a mesa-redonda “Caça de subsistência na Amazônia e a Rede de Investigação em Biodiversidade, Conservação e Uso da Fauna Silvestre”, na quinta-feira (5), às 15h30.

Apresentação de trabalhos científicos

Entre pôsteres e apresentações orais, o Simcon vai reunir mais de 70 trabalhos científicos com resultados recentes em Ecologia e Manejo Florestal, Zoologia, Geografia, Arqueologia, Sociologia, entre outros campos do conhecimento, todos com foco na Amazônia. Confira a programação completa aqui.

De acordo com Emiliano Ramalho, coordenador de Pesquisa e Monitoramento do instituto, o simpósio é “um evento muito importante para o Instituto Mamirauá e no cenário de pesquisa e manejo participativo na Amazônia. Nosso evento tem reunido centenas de pessoas em cada uma de suas edições”.

A sede do Instituto Mamirauá, onde acontecerão as atividades do Simcon, está localizada na Rua Estrada do Bexiga, nº 2584, bairro Fonte Boa, cidade

Seminário apoiado pelo Fundo Amazônia acontece em paralelo

Paralelamente ao 15º Simcon, também será realizado o 4º Seminário Anual do Projeto Mamirauá: Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade em Unidades de Conservação (BioREC) que acontecerá nos dias 02 e 06 julho de 2018. O seminário e o projeto contam com financiamento do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Para mais informações, acesse https://www.mamiraua.org.br/simcon

Texto: João Cunha
Fonte: Instituto Mamirauá

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.