Campanha por Rubens Gomes: “30 anos de ativismo socioambiental na Amazônia e chegou a nossa vez de retribuir”

Familiares e amigos iniciaram uma campanha de arrecadação para o tratamento médico de Rubens Gomes. Professor, ativista ambiental e músico, Rubão, como é conhecido pelos amigos, fundou a Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (OELA), que atua na periferia de Manaus promovendo ações de educação para sociedades sustentáveis, além de importante atuação no Grupo de Trabalho Amazônia (GTA).

Ele está internado com problema nos pulmões, agravado após a ocorrência de uma grande queimada na floresta. Rubens precisa da instalação de um ECHMO (oxigenação por membrana extracorpórea) com urgência para melhorar sua capacidade respiratória até o transplante de pulmão. Os gastos com hospital e medicamentos ultrapassam 45 mil reais.

A OELA foi crida em março de 1998 e já atendeu aproximadamente 20 mil crianças e jovens. Inicialmente com cursos para confecção de instrumentos, utilizando técnicas de manejo sustentável e certificados com o selo FSC, depois com ações expandidas envolvendo temas dos direitos das crianças, dos adolescentes e dos povos da floresta. Em 2015 recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo, da Assembleia Legislativa do Amazonas em reconhecimento ao seu trabalho.

Rubens também foi responsável pela consolidação do Grupo de Trabalho da Amazônia (GTA), rede criada em 1992 que envolve mais de 600 entidades representativas de agricultores, extrativistas, indígenas, quilombolas, quebradeiras de coco babaçu, pescadores, ribeirinhos, entre outras.

Doações devem ser feitas em depósito bancário, para os dados abaixo:

Banco Itaú
Oficina Escola de Lutheria da Amazônia
CNPJ: 03.470.157/0001-79
Agência: 0071
Conta Corrente: 46281-6

Fonte: Amazônia.org
Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.