Saída de cubanos do ‘Mais Médicos’ faz prefeitura de Manaus remanejar profissionais para seguir atendimento em UBSs

Saída de médicos cubanos do Programa afetou oito Unidades Básicas de Saúde, nas Zonas Norte, Oeste e Rural da cidade.

Médicos cubanos se reuniram com secretário municipal de saúde nesta quarta-feira (21) — Foto: José Nildo/Semsa
Médicos cubanos se reuniram com secretário municipal de saúde nesta quarta-feira (21) — Foto: José Nildo/Semsa

Uma espécie de “rodízio” no atendimento em oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Manaus deve ser colocado em prática para suprir a demanda de oito cubanos desligados do Programa “Mais Médicos”. Com a decisão do governo de Cuba, outros médicos devem atender nas unidades duas vezes por semana.

A medida paliativa foi comunicada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) nesta quarta-feira (21). O prazo para encerramento do trabalho de médicos cubanos inseridos no programa do Governo Federal encerraram na terça (20).

Os cubanos atuavam desde 2014 nas UBSs Arthur Virgílio, N-08, O-01, O-05, O-22, O-26 e em uma Ubs situada na comunidade do ramal do Pau-Rosa. As unidades afetadas ficam nas zonas Norte, Oeste e Rural da capital.

Segundo o secretário de Saúde do Município, Marcelo Magaldi, o remanjemanto de médicos nas unidades deve ocorrer até que seja finalizado o processo de seleção de novos profissionais. Por conta disso, pacientes que eram atendidos pelos cubanos devem ter atendimento reagendado.

As inscrições para reposição das vagas abertas, em todo o país, com o desligamento dos médicos cubanos, tiveram início nesta quarta-feira (21).

A expectativa, de acordo com o edital publicado pelo Governo Federal, é que os novos profissionais comecem a atuar ainda na primeira semana do mês de dezembro.

Ao todo, 322 vagas foram abertas para o Amazonas. O salário é de R$ 11.800 e, para os não residentes em Manaus, há ainda auxílio moradia e alimentação no valor de R$ 1.700.

 — Foto:  Alexandre Mauro/Arte G1
— Foto: Alexandre Mauro/Arte G1

Fonte: G1 AM

Deixe um comentário