Merendeiras do Pará apresentam suas receitas campeãs em SP

Vencedoras de concurso promovido pela prefeitura de Vitória do Xingu (PA), elas visitam a capital paulista para mostrar a versatilidade da farinha do coco babaçu produzida por beiradeiros e indígenas da região da Terra do Meio

Da esquerda para a direita, Edineide, Joelma e Girlene, as vencedoras do concurso|Lilo Clareto-ISA

As merendeiras de Vitória do Xingu (PA) participaram, no final de maio, de um concurso de receitas para mostrar que a farinha do coco babaçu, um produto da floresta cheio de nutrientes, pode fazer toda a diferença no cardápio das crianças.

A ação, promovida pela prefeitura de Vitória do Xingu, pelas associações de moradores das Reservas Extrativistas da Terra do Meio (PA) e pelo Instituto Socioambiental (ISA), é parte da campanha Da Floresta para a Merenda!, que continua a todo vapor com o objetivo de incluir os produtos das comunidades na merenda escolar.

Bela Gil prepara torta com farinha de babaçu durante oficina com as merendeiras em Altamira, em 2017|Lilo Clareto-ISA

Saiba mais sobre o concurso. Leia as reportagens do Projeto Colabora e do ISA.

A farinha do coco babaçu produzida por comunidades extrativistas da Terra do Meio (PA) é um substituto para amido de milho nas receitas. Naturalmente rica em ferro e fibras, ela faz parte da cesta de produtos da marca Vem do Xingu, das associações ribeirinhas afetadas pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que incluem castanha-do-pará, óleos e borracha.

Assista abaixo ao vídeo promocional da marca Vem do Xingu:

As três merendeiras vencedoras do concurso – Edineide Silva, Joelma da Silva e Girlene Sousa – estarão em São Paulo nos dias 9, 10 e 11 de agosto para eventos no Instituto Feira Livre (09/08, a partir das 10h30) e no Mercado de Pinheiros (10/08, das 10h às 16h), em São Paulo.

Ao lado da nutricionista Daniele Damasceno, da prefeitura de Vitória do Xingu, e de Raimunda Rodrigues, gestora da miniusina da comunidade Rio Novo, na Reserva Extrativista Rio Iriri (PA), elas vão apresentar as receitas vencedoras e contar sobre a experiência de incluir de um produto da floresta que faz bem a quem produz e a quem consome no cardápio das escolas.

Serviço: Da floresta para merenda no Instituto Feira Livre!

Venha provar as receitas campeãs com farinha de babaçu das merendeiras de Vitória do Xingu (PA)

Data: 09/08, das 10h30 às 13h.
Local: Instituto Feira Livre, R. Major Sertório, 229, Vila Buarque, São Paulo

Da floresta para a merenda no Mercado de Pinheiros!

Venha provar as receitas campeãs com farinha de babaçu das merendeiras de Vitória do Xingu (PA)

Data: 10/08, das 11h às 16h.
Local: Mercado Municipal de Pinheiros, R. Pedro Cristi, 89, Pinheiros, São Paulo

Por: Roberto Almeida
Fonte:
ISA

Deixe um comentário