busca avançada
English Newsletter
Amigos da Terra - Amazônia Brasileira
Negócios Sustentáveis
Eco-Finanças
Compradores de Produtos Florestais Certificados
Manejo Florestal.org
Projeto Rádio Amazônia
Iniciativa Brasileira

Políticas Públicas > Debate sobre Políticas Públicas

A hora da conta

Em janeiro de 2008, o relatório "O Reino do Gado" identificava e caracterizava "uma nova fase na pecuarização da Amazônia", destacando a falta de conhecimento sobre as dimensões e a dinâmica deste fenômeno, assim como a necessidade de iniciativas urgentes, informadas e consistentes na área das políticas públicas.

O diagnóstico não foi contestado e o relatório pautou o tema de forma que parece definitiva, e mais clara, na agenda do país. Por outro lado, suas recomendações não levaram ainda a alterar o comportamento dos principais atores envolvidos. Muitos iniciaram a discutir o tema, mas sem os devidos embasamento e consistência.

Amigos da Terra - Amazônia Brasileira considera necessário aprofundar a análise e contribuir com mais elementos para o debate. Como primeiro passo deste aprofundamento, A Hora da Conta traz uma leitura da atualidade sob o perfil econômico, considerado essencial na atual conjuntura, que apresenta riscos e oportunidades para influenciar a dinâmica da atividade, seja na Amazônia, seja, mais em geral, no Brasil. Para tanto, a entidade contratou os serviços de uma das empresas especializadas de consultoria do setor pecuário mais reconhecidas no mercado brasileiro, a Scot Consultoria, que respondeu a uma série de indagações utilizando dados primários e secundários, de acordo com a relevância, disponibilidade e necessidade. A Scot Consultoria trabalha, desde 1996, com levantamento e análise de informações de mercado direcionadas, principalmente, às cadeias produtivas da carne bovina e do leite.

Seguirão a este relatório outros produtos para complementar a análise e nortear o debate. Campanhas deverão aquecer e estimular a discussão sobre o tema. Empresas devem logo começar assumir políticas e práticas a partir do mercado. Melhor informação deverá fluir dentro da cadeia. Atores da sociedade que não dialogavam entre si deverão passar a fazer isso. Como sempre, iniciativas sérias e outras de mera imagem vão se misturar. Mas ninguém poderá mais esconder a necessidade de discutir as condições para a atividade que ocupa a a maior parcela da terra no país.

Chegou a hora de começar pagar a conta que sempre foi adiada, de abandonar o faz-de-conta fundiário e ambiental e, principalmente, de fazer as contas certas para garantir a produtividade e competitividade da atividade. Chegou mesmo a hora da conta.

OBS: disponível para download em nosso servidor no formato Adobe Acrobat PDF. Se você não tem a menor idéia de como abrir/salvar um arquivo do PDF, clique aqui.


© Amigos da Terra - Amazônia Brasileira - conheça a nossa política de privacidade