Amazônia - Notícia e Informação
  • Notícias
  • Agronegócio
  • Biomas
  • Clima
  • Infraestrutura
  • Povos Tradicionais
  • Regional

data

7 de fevereiro de 2012

Cuiabá: polícia investiga morte de peixes e prejuízo é de R$ 20 mil

Notícias

A Polícia Civil investiga a morte de cerca de 2 mil peixes, avaliados em R$ 20 mil, em uma represa na região do Rio dos Couros, em Cuiabá. De acordo com o titular da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), Carlos Fernando Cunha, três linhas de investigação foram adotadas, a do envenenamento deliberado, da contaminação da água e de que fatores naturais tenham contribuído para a morte dos animais. Cunha destaca que ainda é prematura apontar qualquer uma das três hipóteses. “Somente após a análise da água, já solicitada, é que teremos uma indicação para prosseguirmos com a investigação”.

Uma das hipóteses levantadas é a que algum empreendimento potencialmente poluidor, que atue com a criação de gado confinado, pode ter contaminado o poço de onde sai a água que abastece o tanque. “A morte seria causada pelo chorume das fezes deste gado, depositadas no solo, ou até mesmo levada pelas chuvas até a represa”. Com isso, acentua-se a criação de microalgas, que utilizam o oxigênio do tanque, matando os peixes asfixiados.

Outra tese levantada seria o envenenamento, por algum desafeto do proprietário dos peixes utilizando o urucum, substância usada para matar os peixes. “Mas não há nenhum suspeito, porque o produtor não possui nenhum inimigo”. A terceira teoria diz respeito a mudanças no PH da água, que poderiam causar a morte natural dos animais.

Fonte: Só Notícias

MPF/TO propõe denúncia contra ex-presidente de associação de trabalhadores rurais Protestos no Ibama: “inundar Xingu dos outros é refresco”

Related Posts

Notícias

Conheça o advogado socioambiental que irá assumir Secretaria de Controle do Desmatamento do MMA

Notícias, Povos Tradicionais

Fachin prorroga prazo para plano de proteção de indígenas isolados

image-59

Notícias, Povos Tradicionais

Yanomami: PF vai investigar crime de genocídio, diz ministro

Pesquisar

Newsletters

Assine a newsletter

Amazônia - Notícia e Informação

Politica de Privacidade

  • Política de Privacidade
  • Termos & condições
O conteúdo do site Amazônia é de uso livre e irrestrito. Pode ser compartilhado desde que citada a fonte.
Conteúdos de sites parceiros devem ser observadas as políticas de terceiros.