Secretaria confirma vírus 4 da dengue em MT e alerta municípios

A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso confirmou, hoje, que identificou, pela primeira vez no Estado, a circulação do vírus do tipo 4 na dengue, na região Metropolitana da capital. Até hoje o Estado de Mato Grosso tinha registrado transmissão dos vírus do tipo 1, 2 e 3. Amostras de sangue de paciente analisadas pelo MT-Laboratório deram positivas para dengue 4, em exames de prova e contraprova.

Com um novo tipo de vírus da dengue circulando, “há naturalmente maior número de pessoas suscetíveis a desenvolver a doença após contraí-lo. Os pacientes infectados uma vez pelos vírus 1, 2 ou 3 ficam imunes àquele vírus”, explica a secretaria.

Os sintomas da dengue, entretanto, são os mesmos para os quatro tipos de vírus: febre alta, dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos e manchas vermelhas na pele, acompanhadas ou não de dores abdominais e sangramentos espontâneos.

Os pacientes com esses sintomas devem hidratar-se, não tomar remédios por conta própria e procurar imediatamente orientação médica em uma Unidade Básica de Saúde.

A Secretaria de Estado de Saúde, por intermédio da Vigilância Epidemiológica, está comunicando os serviços de vigilância epidemiológica municipais para que estejam atentos a possíveis novos casos suspeitos de dengue do tipo 4.

A circulação do novo vírus, entretanto, não altera a rotina do trabalho de controle de vetores (combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue) ou do manejo clínico de casos suspeitos de dengue nos serviços de saúde.

Casos Balanço preliminar da Secretaria aponta que de janeiro a 06 de fevereiro deste ano foram notificados pelos municípios mato-grossenses 1.604 casos de dengue, por intermédio do Sinan (Sistema de Informações de Agravos de Notificação). Destes, cinco foram notificados como casos graves de dengue. Até o momento foi notificado 02 óbito que estão em investigação.

Fonte: Só Notícias

Deixe um comentário