Assinadas ordem de serviço para construção do segundo circuito do linhão do Rio Madeira

Linha ligará UHEs de Jirau e Santo Antônio até o mercado consumidor em Araraquara

As ordens de serviço para o início das obras do segundo circuito da linha de transmissão, de 600 kV, que irá levar a energia das hidrelétricas do Rio Madeira (RO), Jirau e Santo Antônio, até Araraquara (SP), foram assinadas nesta semana. A execução das obras do chamado Linhão do Madeira ficará a cargo da Schahin Engenharia, Alta Energia e Toshiba Infraestrutura América do Sul.

O linhão será em corrente contínua e terá mais de 2.410 quilômetros de extensão e cada construtora ficará responsável por um trecho. A Schahin tocará as obras entre Araraquara e Rondonópolis (MT); a Alta Energia ficará responsável pelo trecho que vai de Rondonópolis até Comodoro, na divisa entre Mato Grosso e Rondônia; a Toshiba terá a responsabilidade no trecho dentro desse último estado.

Segundo a Eletrosul, estão previstos oito canteiros principais e outros 21 de apoio, distribuídos ao longo do trecho. O início efetivo das obras depende da emissão da Autorização de Supressão Vegetal, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. A Licença de Instalação foi expedida no dia 8 de fevereiro. A Construtora Integração – empresa resultante da Norte Brasil Transmissora de Energia – Sociedade de Propósito Específico constituída pela Eletrosul (24,5%), Eletronorte (24,5%) e Abengoa (51%) – é a responsável pela obra.

Fonte: Agência CanalEnergia

Deixe um comentário