Vaga Lume realiza seminário Amazônia em Foco

Amazônia em Foco
Data: 22 e 23 de Agosto
Das 10h às 16h
Local: SESC Santana
Avenida Luiz Dumont Villares, 579
Santana – São Paulo – SP
Inscrições gratuitas pelo e-mail: amazoniaemfoco@vagalume.org.br
[Informar nome e instituição]

Nos dias 22 e 23 de agosto, a Vaga Lume, que trabalha na promoção da educação e da cultura e pela preservação do meio ambiente na Amazônia Legal brasileira, e SESC SP, realizam o seminário Amazônia em Foco. Esta é a segunda edição do evento, que será sediado no SESC Santana e conta com o patrocínio do Magazine Luiza. A primeira edição aconteceu em 2005, no SESC Pinheiros.

O evento tem como objetivo estimular educadores de São Paulo e da Amazônia a assumirem um papel ativo na difusão de conhecimento e na tomada de consciência sobre os desafios contemporâneos da Amazônia. Junto com os educadores de São Paulo, estarão presentes na plateia educadores e lideranças da região amazônica, que estarão em São Paulo por ocasião do encontro anual de formação de voluntários da Vaga Lume.

A programação do evento foi pensada visando aproximar do currículo escolar temas e discussões que estão, muito frequentemente, restritos ao universo das organizações não governamentais e centros de pesquisas. Os temas escolhidos para esta segunda edição do Amazônia em Foco são: História e diversidade cultural na Amazônia; Conflitos territoriais e desenvolvimento sustentável; A biodiversidade da floresta; e Literatura e intercâmbio cultural.

O Amazônia em Foco será realizado ao longo de dois dias inteiros: em cada período, manhã e tarde, haverá duas palestras seguidas de um relato de experiência sobre o tema apresentado por um educador da Amazônia, voluntário da Vaga Lume. Ao final do relato, tanto palestrantes, quanto educador e plateia participarão de um debate.

Programação

Dia 22 de agosto

10h às 10h30 – Mesa de Abertura – Sylvia Guimarães e Danilo Santos de Miranda
10h30 às 12h30 – Mesa 1: Literatura e intercâmbio cultural – Milton Hatoum
14h às 16h – Mesa 2: A biodiversidade da floresta – Reinaldo Corrêa Costa (INPA) e Cecília Verônica Nunez (INPA)

Dia 23 de agosto

10h às 10h30 – Relato de experiência – Programa Rede
10h30 às 12h30 – Mesa 3: História e diversidade cultural na Amazônia – Betty Mindlin, Violeta Loureiro (UFPA) e Eduardo Neves (MAE-USP)
14h às 16h – Mesa 4: Amazônia em foco: povos, desenvolvimento sustentável e conflitos – Adriana Ramos (ISA) e João Meirelles (Peabiru)

A Vaga Lume

A Vaga Lume é uma organização social sem fins lucrativos, fundada em 2001, e reconhecida pelo Ministério da Justiça como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que desenvolve projetos de educação, cultura e meio ambiente a partir do trabalho voluntário em 164 comunidades rurais em 23 municípios da Amazônia Legal brasileira, e também na cidade de São Paulo, onde está sediada.

Em 10 anos de atividades, mais de 80.000 livros de literatura novos foram selecionados, comprados e distribuídos para bibliotecas comunitárias; a Vaga Lume formou mais de 2.000 voluntários como mediadores de leitura e multiplicadores de sua metodologia e, ainda, atingiu com suas ações mais de 23.000 crianças e jovens das comunidades rurais da Amazônia Legal brasileira.

A Vaga Lume tem como mantenedora sênior a Dresser-Rand Guascor no Brasil, como mantenedora a Caixa e tem seus projetos apoiados pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet. O Programa Expedição e o Programa Rede contam com o patrocínio regional do Magazine Luiza.

Deixe um comentário