CE abre debate sobre acordo do clima

A Comissão Europeia (CE) lançou nesta semana um debate público para saber qual deve ser sua posição na negociação internacional do acordo climático que deve ser fechado em 2015 para entrar em vigor em 2020. Trata-se de uma atitude pouco comum entre os países que negociam nas rodadas do clima das Nações Unidas.

A comissária para Ação Climática, Connie Hedegaard, lembrou, em nota, que na conferência do clima de Copenhague de 2009 o ponto importante do fraco acordo entre os líderes reunidos foi manter o aquecimento global abaixo dos 2°C para prevenir os maiores impactos da mudança do clima. “Isso foi bom”, lembrou. “Mas agora, com o mundo se distanciando dessa meta a cada dia, está claro que não é suficiente.”

“Todos terão que fazer mais. Um acordo internacional ambicioso, no qual as maiores economias se comprometam a agir conforme sua capacidade atual e futura, é algo vital se quisermos ser bem-sucedidos”, continuou. A consulta a formadores de opinião, representantes dos Estados-membros e instituições europeias é a forma que o bloco encontrou para moldar sua posição e conseguir “o mais forte acordo possível em 2015”.

Fonte: Valor Econômico

Deixe um comentário