Inpa recebe exposição de peças e miniaturas produzidas com produtos amazônicos

A exposição “Arte Amazônica” do artesão Vinícius Brasileiro é uma prévia de sua participação na Semana Nacional de CT&I, onde além de expor, o artista oferecerá um minicurso de artesanato

Durante esta semana, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) recebe o artesão Vinícius Brasileiro com a exposição “Arte Amazônica”, que exibirá peças e miniatura feitas com sementes regionais e materiais naturais amazônicos, no Empório Cultural, ao lado do Restaurante da sede do Instituto, no Campus I, zona centro-sul de Manaus (AM).

O carioca começou seu trabalho com material amazônico em 2011. Dentre os materiais trabalhados podem ser encontrados sementes de açaí, tucumã, seringueira, escamas de peixe e madeiras recicladas. “Todo o material é feito de sementes regionais a partir de materiais reciclados e coletas. Faço imãs de geladeira de profissões, em média 100 profissões diferentes. Também tenho a peça que ganhou o primeiro concurso de artesanato da Amazônia, a corujinha-do-casamento. Quem tem uma dessa não separa nunca”, afirma o artista.

Todas as peças estão à venda. A exposição vai até quarta-feira (29).

Exposição e minicurso na Semana de CT&I

Brasileiro irá participar da Semana Nacional de Ciência, Tecnologia & Inovação com uma exposição de seu trabalho e um minicurso de artesanato como expressão artística e fonte de renda sustentável.

“No curso irei abordar o aproveitamento do material regional com baixo custo e com lucro de até 3000%. Se eu ensinar a 20 crianças essa possibilidade de trabalho na região, serão 20 novas ideias que irão surgir e serão repassadas, tendo assim uma divulgação do trabalho”, explica o artista.

A Semana Nacional de CT&I de 2013 ocorrerá entre 21 e 27 de Outubro de 2013, tendo como tema principal “Ciência, Saúde e Esporte”. Em todo o país, serão promovidas e estimuladas atividades de divulgação, difusão e apropriação social de conhecimentos tecnológicos relacionados ao tema.

Por: Aiza Lucena
Fonte: INPA

Deixe um comentário